
1 de janeiro 2021
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Ámen.
Jesus nasceu, vinde adoremos!
O Senhor visitou e salvou o seu povo!
Louvor
Deus Se compadeça de nós e nos dê a sua bênção,
– resplandeça sobre nós a luz do seu rosto.
Na terra se conhecerão os seus caminhos
– e entre os povos a sua salvação.
Alegrem-se e exultem as nações,
– porque julgais os povos com justiça
Deus nos dê a sua bênção
– E chegue a sua paz aos confins da terra.
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 2, 16-21).
Naquele tempo, os pastores dirigiram-se apressadamente para Belém e encontraram Maria, José e o Menino deitado na manjedoura. Quando O viram, começaram a contar o que lhes tinham anunciado sobre aquele Menino. E todos os que ouviam admiravam-se do que os pastores diziam. Maria conservava todos estes acontecimentos, meditando-os em seu coração. Os pastores regressaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes tinha sido anunciado. Quando se completaram os oito dias para o Menino ser circuncidado, deram-Lhe o nome de Jesus, indicado pelo Anjo, antes de ter sido concebido no seio materno.
Palavra da salvação.
Compreender, acolher, saborear e viver o Evangelho
– Todos ficaram maravilhados. Como reagiu Maria?
Ao contrário dos que falavam, ela, no silêncio, «conservava todas estas palavras, meditando-as em seu coração». Maria dava voltas no coração para que ficasse gravado nela, para toda a vida, tudo o que dizia respeito a Deus e a Jesus. Por isso, Deus pode fazer nela maravilhas.
– Neste dia dedicado à «Mãe de Deus», o que é que nos faz dizer que Maria é «grande»?
A grandeza de Maria não está nela própria, mas no mistério da encarnação de Jesus, pelo facto de ser «Mãe de Deus» e de acolher sem reservas, sem mas… o projeto de Deus para ela e para a humanidade.
– Porque Maria é habitada pela beleza de Deus e é nossa mãe, em 1968, o Papa São Paulo VI associou esta festividade ao dia mundial da Paz. Que mensagem nos transmite esta celebração?
Vemos em Maria que ela deixou que Deus fosse Pai e orientasse a sua vida. Isso permitiu-lhe acolher o amor e viver no amor. Podemos e devermos fazer como ela. Por isso, como Maria que é Mãe de Deus e nossa mãe, somos convidados a rezar-lhe e a viver como ela para que aconteça a PAZ.
Preces
Maria conservava as palavras no silêncio do coração.
– Maria, damos graças a Deus porque fez de ti nossa mãe. Ajuda todas as famílias a acolherem-te no seu lar. Colocamos nas tuas mãos este novo ano.
Os Pastores encontraram Maria, José e o Menino.
– Maria, tu que sabes o que é ser Mãe nestes tempos difíceis, cuida da nossa e de todas as famílias.
Maria deste-nos o príncipe da paz e és a Rainha da paz.
– Maria nossa mãe dá a paz ao mundo, conduz-nos pelos caminhos da unidade.
Porque Jesus partilhou connosco a sua Mãe, saudemo-la como filhos muito queridos: Ave Maria…
Compromisso
Neste dia, meditamos sobre o dom da PAZ treinando em família e com a comunidade a UNIDADE: Somo convidados a enviar, “postar” publicar e divulgar nas redes sociais algum pensamento da Mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz 2021.
Atividade
Convidam-se os membros da família a desejarem uns aos outros a Paz, bom ano e, se for o caso, a pedir desculpa por algo que dificulte a harmonia familiar.
Neste momento (ou durante a semana), compor a ESTRELA escrevendo a palavra que nos guia:
UNIDADE ou PAZ.
Bênção
Bendito sejas, ó Pai, porque Maria deu à luz aquele que ilumina toda a terra. Bendito sejas porque Ela amamentou ao peito Aquele que nos sacia com o pão dos anjos. Nós te damos graças por esta mesa familiar e te pedimos que a sua abundância avive em nós a fome e a sede da justiça e da paz. Por Cristo, Nosso Senhor.
Ámen.
Em nome do Pai…