No dia 19 de dezembro realizou-se no Centro de Cultura Católica do Porto a audição do fim do 1º trimestre da Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos. O presente quadro pandémico condicionou, contudo, a sua realização, como vem condicionando as aulas sobretudo desde o início de novembro.
Tendo sido possível manter todas as aulas a decorrer presencialmente, exceto Liturgia II e Sagrada Escritura I, que estão a ser lecionadas por meios telemáticos (como as demais disciplinas do Curso Básico de Teologia), e o Coro do Curso de Música Litúrgica, que se encontra suspenso enquanto se mantiver o recolher obrigatório aos sábados de tarde.
Não sendo conveniente fazer uma audição geral e aberta com os alunos, familiares, amigos, antigos alunos e outros interessados, optou-se por realizar audições por classes apenas com os alunos de cada classe e o respetivo professor. Todos os alunos tiveram, contudo, acesso por meios digitais às intervenções das outras classes.
Intervieram os alunos de Piano da classe de Cristina Barbosa, de Canto das classes de Ana dos Santos e João Reis, e de Órgão da classe de Tiago Ferreira. Interpretaram obras de vários compositores, nomeadamente Bach, Beethoven, Brahms, Bresgen, Clementi, Czerny, Demissieux, Dupré, Howells, Khulau, Mendelssohn, F. Lapa e A. Ferreira dos Santos. A classe de Coro deixou a sua audição para mais tarde, atendendo à suspensão das aulas desta classe há mais de mês e meio.
A classe de Coro de Leitores de Henrique Ferreira declamou uma composição adaptada de “Cantigas de Santa Maria” de Afonso X, o Sábio. Os alunos do Curso de Acólitos realizaram um workshop sobre a organização de um grupo de acólitos, coordenado por José Campos, professor de Cerimonial e Movimento e Expressão Corporal.
A audição, inserida na dinâmica pedagógica da Escola, é um momento de apresentação publica do trabalho realizado pelos alunos ao longo do trimestre. Tendo em conta que algum desse trabalho se faz segundo o ritmo do Ano litúrgico, alguns dos elementos apresentados ajudaram também a sintonizar os presentes com o tempo do Advento e a preparar a celebração do Natal do Senhor.
A Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos foi criada pelo Secretariado Diocesano de Liturgia em 1989, a partir do Curso de Música Litúrgica já lecionado na Diocese do Porto desde 1971.
Reintegrada no Centro de Cultura Católica do Porto em 2001 em ligação com o referido Secretariado, a Escola fornece aos alunos as competências necessárias para o exercício dos vários ministérios que a comunidade cristã lhes pede no âmbito da liturgia.
A proposta da Escola junta à séria e aprofundada preparação técnica a imprescindível formação bíblica e litúrgica, de modo que os ministérios se situem e exerçam no conhecimento da ação litúrgica.
Podem encontrar-se mais informações sobre a Escola e sobre a audição em ccc.diocese-porto.pt.
(inf: CCC)