Taizé: começou neste domingo encontro online (27dez-1jan)

Foto. Rui Saraiva
A Comunidade de Taizé não quis renunciar ao já habitual momento de comunhão e partilha e final de ano. Por isso, decidiu organizar um encontro on-line permitindo a participação de jovens do mundo inteiro. Pela primeira vez na sua história, o encontro europeu de jovens da Comunidade de Taizé realiza-se online. A 43ª edição deveria estar a acontecer em Turim, na Itália, mas por causa da Covid-19 foi adiada para a passagem de ano 2021/2022.

Segundo o site da Comunidade, o encontro deste ano tem lugar de domingo 27 de dezembro 2020 até à sexta-feira 1 de janeiro de 2021 e terá como tema central “Esperança no tempo favorável e desfavorável”.

Como em cada ano, o encontro será marcado por momentos de oração, meditações bíblicas e ateliers de reflexão com debates sobre temas da atualidade: saúde, juventude, Igreja, imigração, injustiças, tensões sociais e diálogo.

Cada dia terá um fio comum:

“Estar atentos aos sinais de esperança” (28 de dezembro)

“Viver a fraternidade” (29 de dezembro)

“Crer: confiar numa presença” (30 de dezembro)

“Discernir um novo horizonte” (31 de dezembro)

“Mudar nossa maneira de ver” (1º de janeiro).

O único evento presencial será em Taizé, na sede da Comunidade em França, com a participação limitada a 500 pessoas de acordo com os espaços disponíveis. O encontro será introduzido pela mensagem do prior de Taizé, irmão Alois.

RS com Vatican News Service