Presépios: o mais antigo e o mais recente da cidade do Porto

Na Igreja de São José das Taipas podem ser vistos um presépio barroco do século XVIII e um em graffiti do século XXI. 

Em comunicado a Irmandade das Almas de São José das Taipas informa que decidiu apresentar este ano aos portuenses e a todos os visitantes duas propostas complementares em torno do presépio: até ao dia de Reis, 6 de janeiro, será possível apreciar, no mesmo local, o mais antigo e o mais recente presépio da cidade do Porto. Um é barroco do século XVIII e o outro contemporâneo em graffiti num painel de 6 metros.

No interior da Igreja de São José das Taipas , localizada junto ao Jardim da Cordoaria, está, neste momento, exposto aquele que se julga ser o mais antigo presépio da cidade, datado do século XVIII e cuja autoria está atribuída à escola de Machado de Castro. Considerado uma autêntica obra de arte, de estilo barroco, este presépio distingue-se não só pela sua beleza, mas também pela particularidade de apresentar, entre as suas figuras, um quarto Rei Mago.

Por norma, a obra não está acessível ao público, devido a questões de segurança e de conservação, mas, este ano, a Irmandade das Almas de São José das Taipas decidiu presentear a cidade com a sua exibição. O presépio pode ser visitado diariamente no período da manhã, entre as 11h e as 12h30, ou à tarde, entre as 15h30 e as 17h. Existe ainda a possibilidade de realizar visitas noutros horários, mediante um agendamento prévio.

Simultaneamente, no exterior da Igreja, pode ver-se o mais recente presépio da  cidade, pintado num painel de 6 metros, que representa a visão de Kilos, um jovem artista urbano portuense, a quem a Irmandade das Almas de São José das Taipas lançou o convite para participar neste projeto. A base de inspiração para esta obra foi a mensagem da Carta Apostólica   do   Papa   Francisco   sobre   o   significado   do   Presépio,   divulgada   em   2019.

A Irmandade das Almas de São José das Taipas quer que esta iniciativa sirva, também, para assinalar o inicio deste Ano  de 2021, Ano de São José.