
Nas celebrações do II Domingo de Advento na paróquia da Senhora do Porto, onde tem a sua residência familiar, o Diácono Luís Lencastre apresentou-se à comunidade paroquial no exercício da sua missão diaconal.
Luís Lencastre foi um dos cinco diáconos ordenados por D. Manuel Linda em 22 de outubro deste ano e tem feito o seu estágio pastoral na paróquia de S. Martinho de Bougado (Trofa), colaborando com o pároco P. Luciano Lagoa, e colaborou também na sua paróquia da Senhora do Porto com o pároco Manuel C. Fernandes, durante o tempo da sua formação, nomeadamente na função de acólito e orientador de grupos de catequese.
A sua dissertação final do Mestrado Integrado em Teologia, na Universidade Católica (Porto) tem por tema “O lugar da água e da luz: estudo teológico e pastoral de três batistérios da diocese do Porto”, e foi orientada pelo professor beneditino Bernardino Ferreira da Costa. Os três batistérios da diocese analisados são o da igreja do Carvalhido, o Porto, o da Senhora da Boavista, também no Porto, e o da igreja paroquial de Santo Ovídio, em Vila Nova de Gaia. A apresentação e análise destes batistérios é precedida de uma visão histórica sobre o sentido do Batismo na história da Igreja e a celebração no Batismo das crianças no Ritual Romano.
Foi com regozijo que a comunidade saudou a presença e a celebração diaconal de Luís Lencastre, que contou com a presença dos pais, na expectativa de brevemente poder acolher a sua ordenação presbiteral. Oportunamente fará também a apresentação na igreja de S. Paulo do Viso da mesma paróquia.