A rede de movimentos cristãos ‘Juntos pela Europa’ agendou o seu próximo encontro internacional para a cidade do Porto, de 4 a 6 de novembro de 2021.
“Portugal também tem toda esta dimensão ecuménica pela sua própria história e, de certa forma, somos facilitadores e mediadores da comunhão entre outros povos e, para além de sermos um dos extremos da Europa, podemos fazer essa ponte com o outro extremo da Europa mas também podemos abrir esta realidade para todo o mundo como os portugueses sempre fizeram”, disse Júlio Martin em declarações à Agência Ecclesia.
O ator e encenador, que pertence ao Movimento Católico de Profissionais Metanoia que integra a plataforma ‘Juntos pela Europa – Portugal’, explicou que os encontros têm acontecido “sobretudo na Itália, também na Alemanha e já aconteceu em Paris”, mas propuseram “no encontro internacional no ano passado que o próximo pudesse ser em Lisboa”.
Ao longo deste ano de 2020, adiantou Júlio Martin, “houve todo um processo de reflexão, de discernimento”, também tendo em conta a situação que de pandemia, e tiveram “essa grande alegria de poder anunciar no último encontro, no dia 14 de novembro, que o próximo encontro internacional ‘Juntos pela Europa’ será na cidade do Porto”.
A plataforma ‘Juntos pela Europa’ é uma rede com cerca de 300 movimentos e associações – católicas a evangélicas das várias denominações e ortodoxas – que “extravasa os limites da União Europeia e vai desde Portugal à Rússia” e têm como “pontos altos” o Dia da Europa e a Semana de Unidade dos Cristãos.
A rede europeia em Portugal integra diversos movimentos católicos, como: Conferências de São Vicente de Paulo, Comunidade Emanuel, Família Missionária Verbum Dei, Equipas de Nossa Senhora, Instituição Teresiana, Movimento Apostólico de Schoenstatt, Movimento dos Cursilhos de Cristandade, Movimento dos Focolares e Oficinas de Oração.
Atualmente, a plataforma ‘Juntos pela Europa – Portugal’’ está a promover a iniciativa ‘Natal Juntos’ convidando movimentos, comunidades e grupos a partilhar “canções natalícias e ecuménicas de amor e de esperança”, em vídeos que vão ser publicados online.
(inf: Agência Ecclesia)