
Testemunhos para resistir ao coronavírus.
Em março deste ano, a nossa vida ficou virada do avesso, o nosso quotidiano foi completamente transformado e tudo o que já era habitual teve de ser alterado. Todos nós fomos afetados por esta pandemia que assombrou a nossa vida e fomos obrigados a adaptar-nos a uma nova realidade que até então nos era completamente desconhecida. Tal como o nosso dia a dia, também a nossa paróquia teve de se reinventar para continuar a estar disponível para todos. Sem esquecer os mais necessitados, o grupo Vicentino preparou, diariamente, refeições durante o período de confinamento.
No início, foi um grande impacto, pois vimos todas as celebrações pascais a serem canceladas. No entanto, surgiu a ideia, para felicidade de todos nós, de celebrarmos a Ressurreição de Jesus Cristo nas nossas casas, com a passagem da Cruz por todas as ruas da nossa vila de Santa Maria de Lamas.
Durante o mês de maio, com a impossibilidade de rezar o Terço na nossa Igreja, como era habitual nos anos anteriores, o grupo de catequese do 11º ano convidou os grupos paroquiais a rezar, de uma forma diferente (online), mas com a mesma fé. Além disso, na noite de 13 de maio, o andor de Nossa Senhora de Fátima percorreu todas as ruas de Santa Maria de Lamas e iluminou, com enorme emoção, os nossos corações.
No final do mês de maio, as portas da nossa Igreja voltaram a abrir-se para a celebração das Eucaristias. Assim, para que todos os paroquianos se sentissem bem e em segurança, foram seguidas todas as recomendações que nos foram impostas, como o uso da máscara, a colocação do álcool gel nas nossas mãos à entrada, os lugares sentados com distanciamento e a desinfeção da Igreja, antes e após cada celebração. Desde logo, todos os grupos paroquiais se mostraram recetivos em colaborar em todas estas tarefas, sendo, posteriormente, criada uma escala, com o objetivo de todos ajudarem a cuidar da nossa Igreja e da nossa comunidade.
Com a pandemia a não dar tréguas, todas as atividades dos vários grupos da paróquia tiveram se ser adaptadas. Os encontros de catequese, não podendo ser presenciais, são realizados online para que seja possível continuar a caminhada de fé.
Depois de alguns meses, a Pastoral Juvenil pôde retomar as Orações com cânticos de Taizé. O Movimento Fé e Luz voltou a encontrar-se para acolher, com muita alegria, os “amiguinhos especiais” da nossa comunidade. Apesar de todas as condicionantes desta pandemia, não desistimos e continuámos a desenvolver as nossas atividades com o mesmo entusiasmo que nos caracteriza.
No mês de setembro, foi celebrada a Festa em honra da nossa Padroeira, Santa Maria, e, apesar de não ter sido possível realizar a majestosa procissão, foram celebradas todas as Eucaristias. Com o intuito de acolher mais paroquianos em segurança, no dia da Padroeira, 8 de setembro, a celebração eucarística foi campal.
Para o nosso Pároco, José Carlos Ribeiro, foi sempre uma preocupação poder acolher na Igreja todos aqueles que têm interesse em participar nas Eucaristias. Assim, na Capela da Ressurreição é feita uma transmissão direta das celebrações, permitindo que mais paroquianos possam assistir às Eucaristias em segurança. Também, às quintas-feiras reiniciou-se a Adoração ao Santíssimo Sacramento, com a oração do terço.
Este é, sem dúvida, um ano atípico, mas não podemos desanimar, nem cruzar os braços. Esta pandemia uniu ainda mais a nossa paróquia e, juntamente com o nosso Pároco, estamos preparados para enfrentar, com fé e esperança, todos os desafios que esta pandemia nos trouxer.
(Filipa Lopes, Pastoral Juvenil de Santa Maria de Lamas)