
O padre Bruno Dinis e a Tatiana Severino juntam-se a oito outros jovens portugueses e a toda a comitiva lusa para receberem os símbolos da JMJ em Roma. Antes de partirem deixaram um breve depoimento. A Cruz e Ícone de Nossa Senhora vêm para Portugal para dar início a um longo período de preparação até 2023.
Já estão em Roma os jovens que vão receber a Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani. Os jovens do Panamá 2019 passam testemunho aos portugueses de Lisboa 2023. Será na presença do Papa Francisco durante uma Eucaristia na Basílica do S. Pedro no domingo 22 de novembro. Da diocese do Porto foram dois elementos: a Tatiana Severino e o padre Bruno Dinis. Antes de partirem falaram com Voz Portucalense.
A Tatiana Severino tem 26 anos e é de Leça da Palmeira e pertence ao Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil do Porto. Deixou o seu depoimento que aqui publicamos:
“Parto neste preciso momento para Roma para ir buscar os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude na comitiva de Portugal. Sinto-me feliz por ter sido escolhida para representar a juventude do Porto, mas também com a responsabilidade que tal escolha me dá. Porque sinto que levo no coração cada um dos jovens da diocese, com a alegria e a força que tão bem caracteriza a nossa juventude. Está-me muito presente a oração que o Papa Francisco fez em frente a uma Cruz e a um Ícone pedindo o fim da pandemia. Penso que a juventude portuguesa pode seguir o exemplo e à semelhança do Santo Padre incorporar nas suas orações a Cruz e o Ícone. Com os símbolos em Portugal vamos sentir mais a presença da Mãe, do abraço, do aconchego, do dizer sim e toda a força necessária para organizar a Jornada que temos pela frente, com o desafio acrescido que a pandemia nos trouxe. Nunca esquecendo a Cruz de todos os dias que é o próprio Cristo.”
O padre Bruno Dinis é missionário passionista e tem 38 anos. Eis o seu depoimento:
“Há uma grande expectativa de todos nós, porque a esperança que vem da Cruz de Jesus dá-nos, neste momento, ainda uma maior força nesta fase crucial da História por causa da pandemia. Mas, ao mesmo tempo, porque é um dom para os jovens poderem receber este símbolo do cristão e o Ícone da Nossa Senhora, que nos anima a todos nesta preparação para a Jornada Mundial Lisboa 2023. A esperança que vem da Cruz faz-nos perceber que esta é uma hora difícil, mas que aqui os jovens podem encontrar um sentido para aquilo que estamos a viver.”
No sábado dia 21 de novembro os jovens portugueses vão poder participar num encontro com o cardeal José Tolentino Mendonça, na igreja de Santo António dos Portugueses em Roma, ao qual se segue a celebração da Eucaristia, presidida por D. Manuel Clemente. O cardeal-patriarca de Lisboa chefia a comitiva portuguesa juntamente com os bispos auxiliares de Lisboa D. Joaquim Mendes e D. Américo Aguiar.
RS