Testemunhos para resistir ao coronavírus.
Pertenço ao grupo de jovens da paróquia de Besteiros-Paredes, mais conhecido por “Besteen’s”.
Somos um grupo constituído por 20 jovens e apesar de todas as contrariedades não deixamos que a pandemia nos abalasse. Sabemos que depois disto tudo passar ficaremos com marcas para toda a nossa vida, mas tal como uma família vamos ultrapassar este grande obstáculo juntos.
Em abril, altura de confinamento e de alguma paragem na vida da paróquia, fizemos parte de uma ação de voluntariado e percorremos todas as casas da freguesia, distribuindo máscaras e sensibilizando para o seu uso e proteção pessoal. Para além disso, alguns elementos do grupo ajudaram na celebração das eucaristias transmitidas através do Facebook, de forma a manter uma certa proximidade com todos os paroquianos. Como se costuma dizer… já que a montanha não pode ir a Maomé foi Maomé à montanha…
Podemos dizer que somos um grupo muito enraizado à nossa paróquia e todos os anos preparamos a festa em honra dos nossos padroeiros, S. Cosme e S. Damião. Este ano tudo mudou e a festa nos moldes habituais não ocorreu. Não quisemos deixar passar em branco a comemoração e fizemos uns pequenos estandartes com a imagens dos padroeiros para que as pessoas pusessem à porta de suas casas e desta forma honrar os nossos padroeiros e pedir que nos ajudem neste momento tão difícil das nossas vidas.
Aos poucos voltamos às nossas vidas, as celebrações da eucaristia presencial voltaram e as catequeses recomeçaram com as devidas precauções. Não tem sido fácil viver esta nova atualidade, mas não deixaremos que a chama de Deus desvaneça. Juntos ultrapassaremos todas as dificuldades, com a certeza de que não sairemos ilesos, mas que ficaremos mais fortes.
(Filipa Freire, Grupo de Jovens de Besteiros, Paróquia de S. Cosme e S. Damião – Besteiros Paredes)