Cáritas Portuguesa tem nova presidência

A Conferência Episcopal anunciou a nomeação de Rita Valadas como nova presidente da Cáritas Portuguesa, sucedendo no cargo a Eugénio Fonseca. Em declarações à Agência Ecclesia, a presidente da Cáritas nomeada pela Conferência Episcopal Portuguesa disse que recebeu o pedido do episcopado “como uma missão de muita responsabilidade”, que encara como um “serviço às Cáritas Diocesanas”.

Para Rita Valadas, ser presidente da Cáritas no contexto da atual pandemia é um trabalho com um desafio acrescido, por não conseguir “chegar tão perto” das pessoas como gostaria.

A nova presidente da Cáritas Portuguesa, Rita Valadas, é licenciada em Política Social e já integrou a direção da instituição católica; integrou ainda o Departamento de Ação Social na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Os bispos católicos aprovaram um voto de louvor ao presidente cessante da Direção da Caritas Portuguesa, Eugénio da Fonseca, manifestando “vivo reconhecimento pelo serviço que prestou, com muita dedicação, durante sete mandatos”. Dirigiu a Caritas Portuguesa de 1999 a 2020.

(inf: Agência Ecclesia)