
D. Manuel Linda presidiu a uma Vigília Missionária no Santuário Diocesano do Monte da Virgem. Uma celebração proposta pelo Secretariado Diocesano das Missões.
Decorreu na noite de segunda-feira, 26 outubro, no Santuário do Monte da Virgem uma Vigília Missionária. Neste mês de outubro missionário esta celebração foi uma organização do Secretariado Diocesano das Missões.
Foi uma vigília plena de vivacidade e ardor missionário, com a leitura da Palavra de Deus, tempo de oração, testemunhos e o envio de missionários. Uma vigília que foi animada pelos cânticos propostos por alguns elementos da Banda Missio, um conjunto musical fundado há mais de dez anos pelo padre Leonel Claro, missionário comboniano, atualmente a viver no Chade, em África.
O bispo do Porto presidiu à Vigília Missionária e na sua homilia assinalou o lema do Dia Mundial das Missões e de todo o mês missionário de outubro, nas palavras do profeta Isaías: “Eis-me aqui, envia-me”.
“Isaías escuta o apelo de Deus” – referiu D. Manuel Linda – “mas podia ter indicado outros”. Mas não, Isaías avança e diz “eis-me aqui, pronto para a missão” – afirmou.
Segundo o bispo do Porto “na missão todos têm a obrigação de dizer eu estou aqui”. “Todos os cristãos devem-se comprometer com a missão” – disse D. Manuel Linda – sublinhando a importância essencial da oração na animação missionária.
“Igreja que não assume a missão com determinação, não vive a Fé” – declarou o bispo do Porto, concluindo a sua homilia recordando Maria, Mãe de Jesus, primeira missionária. “Gostava que a nossa diocese fosse missionária” – disse D. Manuel Linda.
Recordemos que na sua mensagem vídeo neste outubro missionário, o bispo do Porto assinalou a sua especial preocupação com os mais frágeis sublinhando a importância da oração: “Que este outubro seja de empenho para todos nós mediante a oração e preocupação com os mais frágeis” – frisou.
D. Manuel Linda na sua mensagem vídeo salientou que é missão dos cristãos assumir a “responsabilidade na promoção dos mais frágeis”. E salienta que isso pode acontecer de duas formas: o “anúncio de Jesus Cristo” e o “contributo económico”.
Na sua mensagem para o Dia Mundial das Missões que se assinalou no passado dia 18 de outubro, o Papa Francisco afirma que missão é “Igreja em saída” e “não é um programa” ou “um intuito concretizável”, mas “Cristo que faz sair a Igreja de si mesma”. No seu texto, o Santo Padre lembra a situação de pandemia que vivemos, apelando à unidade: “só o conseguiremos juntos”. “O convite a sair de si mesmo por amor de Deus e do próximo aparece como oportunidade de partilha, serviço, intercessão” – escreve o Papa.
RS
Vigília Missionária teve transmissão em direto
no facebook da diocese do Porto
A Vigília Missionária que teve lugar no Santuário Diocesano do Monte da Virgem teve transmissão em direto no facebook da diocese do Porto. Um recurso essencial em tempo de pandemia e que multiplica o número de pessoas que se associam a uma celebração.