
No passado domingo, 18 de outubro, a paróquia de Santa Cristina de Mansores, em Arouca, homenageou o padre Manuel Henriques que ali foi pároco por 55 anos. Pediu a dispensa do serviço pastoral naquela comunidade por razões de saúde tendo sido substituído pelo padre Luís Mário Ribeiro. O padre Manuel Moreira Henriques serviu as gentes de Mansores desde 18 de outubro de 1965. O sacerdote completará no próximo dia 4 de dezembro 87 anos. Apresentamos aqui os pormenores dessa sentida celebração de homenagem no texto enviado para Voz Portucalense por Ruben Marques:
Tudo aconteceu no Salão Paroquial. Primeiro, uma Eucaristia de Ação de Graças presidida pelo Padre José Manuel Araújo, vigário da vara Arouca-Vale de Cambra, acompanhado pelo clero da Vigararia. Depois, as diferentes entidades e associações de Mansores uniram-se na referida homenagem.
“Levo Mansores e todos vós para sempre no meu coração. Rezem por mim e lembrem-se de mim quando um dia eu partir. Peço desculpa pelas minhas faltas, se alguma vez fiz mal a alguém. Apoiem o padre Luís Mário. A paróquia está bem entregue”, afirmou o padre Manuel Henriques, após momentos de emoção vividos na sequência da projeção de um vídeo, composto pelo Grupo de Jovens e pela Catequese, onde era retratada a trajetória de vida do presbítero.
Jorge Oliveira, presidente da Junta de Freguesia, salientou que Mansores será para sempre a casa do acarinhado sacerdote. Para além da autarquia local, o Centro Social Santa Cristina de Mansores, a Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas de Mansores, a União Desportiva de Mansores, a Associação Cultural e Recreativa de Mansores e o Conselho Pastoral Paroquial estiveram representados. A presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, também marcou presença.
RS com Ruben Marques