Covid-19: cemitérios do Porto encerrados de 31 de outubro a 2 de novembro

Foto: CM Porto

O presidente da Câmara Municipal do Porto informou na sexta-feira, dia 23 de outubro, que os cemitérios municipais vão ficar encerrados de 31 de outubro a 2 de novembro.

Foi através de uma mensagem vídeo que Rui Moreira anunciou a decisão deixando uma palavra de alento para os tempos que estamos a viver. Segundo informa o portal de notícias do Porto, o autarca estava “a trabalhar há mais de dez dias, numa estratégia” que permitisse “ter os cemitérios abertos”. Um trabalho que estava a ser desenvolvido com o “envolvimento das forças de segurança, nomeadamente da Polícia Municipal e do Batalhão de Sapadores Bombeiros, que assegurariam, nos locais, o cumprimento rigoroso das medidas preventivas”.

“Sucede que, após o anúncio do Governo que impede a circulação entre concelhos de 30 de outubro a 3 de novembro, o Município do Porto teve de rever a sua estratégia” – pode-se ler no portal de notícias do Porto.

“Infelizmente, como sabem, as medidas que foram anunciadas pelo Governo, nomeadamente a impossibilidade de atravessar limites concelhios, vão obrigar a que os recursos que temos disponíveis estejam ao serviço dessa mesma missão (…). Por isso mesmo, não tive outra alternativa que decidir, em função das novas medidas que foram determinadas, ordenar o encerramento dos cemitérios” – refere o presidente da Câmara Municipal do Porto na vídeo-mensagem.

Em alternativa, o horário dos cemitérios de Prado Repouso e de Agramonte foi alargado em mais uma hora diária. Assim, de 24 a 30 de outubro, e também no dia 3 de novembro, os dois cemitérios municipais estão abertos entre as 8.00h e as 17.30h, mais meia hora ao início e ao final de cada dia.

Entretanto, o portal de notícias do Porto informa que “do encerramento ao público dos cemitérios, no período compreendido entre os dias 31 de outubro (sábado) e dia 2 de novembro (segunda-feira)” são exceção “os agentes funerários, familiares e participantes nas cerimónias de inumação (enterramentos) e cremação agendadas”.

RS