Covid-19: nota orientadora para Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira

Na quinta-feira, dia 22 de outubro, o bispo do Porto publicou uma nota orientadora a propósito dos contágios de coronavírus nas Vigararias de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira.

D. Manuel afirma que “governantes e autoridades de saúde” informaram sobre “alguns dados de transmissão de contágios da pandemia”, em particular, nas “festas sociais que habitualmente se seguem aos grandes acontecimentos religiosos: Crismas, Primeiras Comunhões, Profissões de Fé, Casamentos, Batizados”.

Num texto dirigido, “ao Povo de Deus das Vigararias de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, especialmente aos Vigários da Vara e demais sacerdotes e diáconos”, D. Manuel Linda decide que sejam adiadas “até finais de novembro, as celebrações comunitárias de Crismas, Comunhões e Profissões de Fé”. “Nessa altura, avaliar-se-á novamente se poderemos ou não remarcar essas celebrações” – escreve o bispo do Porto deixando para daqui a um mês uma nova análise da situação.

“Os Casamentos, Batizados e outras celebrações são momentos de justificado júbilo. Recorde-se, contudo, às comunidades e aos diretamente interessados que as celebrações familiares ou em grupo, que habitualmente se lhes seguem, podem transformar-se em ocasião de novas infeções” – refere D. Manuel Linda.

D. Manuel Linda não deixa de ressaltar nesta nota orientadora que “a Igreja tem sido exemplaríssima na organização das celebrações”. Neste sentido, deixa claro que se vão “manter as celebrações das Missas habituais e sacramentos inadiáveis”.

O bispo do Porto recorda a necessidade do respeito pelas “medidas de segurança” e apela ao “bom senso” e à “função pedagógica e educadora” de sacerdotes e diáconos.

“Que nunca haja descuidos” – recomenda D. Manuel Linda.

RS