A falta que faz um Banco Social

“Faz falta um Banco Social?” é um livro de José Ferraz Alves que apresenta o desafio dos Bancos serem vistos como um instrumento para a resolução de problemas sociais, nomeadamente, aqueles que dizem respeito a dificuldades financeiras de famílias e empresas.

Nesta obra é defendido que podem ser criados novos negócios para a Banca, com retorno financeiro e crescimento de clientes, se esta souber construir os seus produtos financeiros a partir de objetivos de atividade muito diferentes dos que tradicionalmente tem perseguido.

O sobre-endividamento de famílias e empresas ou os baixos rendimentos de pensionistas idosos, vivendo em habitações precárias, são problemas indicados como passíveis da atenção da Banca.

Neste livro é explicado o conceito de empresa social definido por Muhammad Yunus, criador do microcrédito e que foi Prémio Nobel da Paz em 2006.

José Ferraz Alves, é formado em Economia e especialista em Empreendedorismo Social, com experiência profissional de 30 anos na Banca, metade dos quais em Direção de Corporate Finance e Operações Especiais. Tem 25 anos de Docência no Ensino Superior, nas áreas de Avaliação de Empresas, Cálculo Financeiro e Gestão de Empresas. Participou e dirigiu movimentos cívicos com preocupações sociais, políticas e de desenvolvimento regional, tendo sido também Deputado na Assembleia Municipal do Porto. Tem escrito em diversos jornais e blogues e colaborado em programas de televisão dedicados ao empreendedorismo, regionalização e economia social.

“Faz falta um Banco Social?” é uma edição da Chiado Books.

RS