“Uma viagem à Sé do Porto”, um livro de Sara Rocha

O livro “Uma viagem à Sé do Porto” de Sara Rocha, foi lançado na tarde de domingo, 11 de outubro, Dia de Nossa Senhora de Vandoma. É uma edição do Cabido Portucalense. No lançamento estiveram presentes D. Manuel Linda, bispo do Porto e o Cónego Jorge Cunha, presidente do Cabido Portucalense.

Sara Rocha, é historiadora de arte da Catedral do Porto, e ao longo dos vários anos que leva neste trabalho foi tendo um contacto próximo com as crianças que visitam a Catedral. Um trabalho que, nas palavras da historiadora, foi obrigando-a a moldar-se às crianças. “São um público exigente e curioso por natureza, o que os torna o grupo mais aliciante para uma visita” – afirma.

“Fui tentando ouvir mais e impor menos informação” – lembra Sara Rocha sublinhando que as crianças “vivem da imagem, da cor, das curiosidades, das lendas e da História”.

O livro de Sara Rocha centra-se em duas crianças de 8 e 10 anos, Sara e Luís respetivamente. Um dia, logo pelo início das férias decidem partir à aventura e o local escolhido foi a Sé do Porto que eles tanto ouviam os adultos falar. Ao chegarem deparam-se com espanto e admiração de um lugar fabuloso como é a Catedral portuense, mas dela nada sabiam. Juntam-se a algumas pessoas de quem escutam explicações: a antiguidade da construção, a questão da Padroeira da Cidade, os retábulos de talha dourada, a rosácea. E além de tudo isso percebem que não estão a visitar um Museu. Visitam um templo que é pedra viva no meio da sua comunidade e que permite a todos, crentes e não crentes, desfrutar da sua beleza.

O livro pode ser comprado somente na Sé do Porto e tem o custo de 10€.

RS