Covid-19: Seminário do Bom Pastor acolhe doentes

Diocese do Porto disponibilizou pavilhão que receberá doentes covid-19. Espaço tem capacidade para 50 camas número que poderá aumentar para 80. 

Foi através da rede social twitter que o bispo do Porto confirmou a notícia da ajuda da diocese do Porto nos cuidados médicos às vítimas da Covid-19.

“A Diocese do Porto voltou a disponibilizar o pavilhão 4 do Seminário do Bom Pastor para hospital de acolhimento de vítimas da Covid” – escreveu D. Manuel Linda na sua conta de Twitter numa publicação nesta terça-feira, 20 de outubro.

Trata-se de implantar no Seminário do Bom Pastor em Ermesinde um Centro Distrital de Retaguarda para doentes covid-19, como já desde segunda-feira, dia 19, foi noticiado pelo jornal Público, citando a Agência Lusa. O secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro revelou que o espaço terá capacidade para 50 camas, número que poderá aumentar para 80.

Eduardo Pinheiro que é também responsável pela coordenação do estado de calamidade na região norte de Portugal, declarou à Lusa que “o objetivo deste centro é dar resposta à pressão atual que se faz sentir nos hospitais”.

“Esta opção será alargada a todos os distritos da região” – disse o secretário de Estado após uma reunião esta semana, no Porto, na Administração Regional de Saúde do Norte.

Por sua vez, o presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto, Marco Martins, em declarações à Agência Lusa referiu que “caberá à ARS-Norte (Administração Regional de Saúde do Norte) sinalizar junto dos hospitais quais doentes podem ser transferidos para o Seminário, a fim de libertar camas nas unidades hospitalares”.

“A Proteção Civil do Porto está a agilizar a montagem, juntamente com as autoridades de saúde e com a Segurança Social. Considera-se, neste momento, muito importante avançar para medidas que aliviem os hospitais” – afirmou ainda Marco Martins, que é também presidente da Câmara Municipal de Gondomar.

Segundo confirmado por Voz Portucalense o espaço no Seminário do Bom Pastor está praticamente pronto a ser utilizado.

Recordemos que a diocese do Porto já tinha disponibilizado este espaço durante o confinamento dos meses de março e abril deste ano. Disponibilidade que não chegou na altura a ser necessária.

RS