
António Madureira é diretor do SDEIE – Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas.
No âmbito da Semana Nacional da Educação Cristã, que decorre de 18 a 25 de outubro, teve lugar uma formação online que reuniu 210 professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). «Crescer na consciência do cuidado pela Casa Comum» foi o tema central do encontro.
O diretor do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas (SDEIE) da diocese do Porto, António Madureira, afirmou na ocasião que “este ano, mais do que nunca, a forma como cativamos os nossos alunos, a comunidade escolar e os pais, é absolutamente relevante”. Em plena pandemia, que impossibilitou uma reunião presencial, António Madureira desafiou os docentes a “revisitar tudo o que tem sido feito” para que “cada aluno seja cuidado ao pormenor”.
Destaque para a presença na reunião de D. Vitorino Soares, bispo auxiliar do Porto, que, na sua intervenção, afirmou que a educação hoje necessita de “adaptação ao tempo de incerteza que vivemos numa clara abertura à novidade”.
“Temos de estar abertos aos desafios que se nos colocam mesmo num momento de aparente desolação, incertezas e quebras de rotina. Este pode ser tempo oportuno para um pacto onde todos possam entrar. Não apenas os professores, alunos e escolas de forma isolada, mas todos, com a sua parte, entrar neste esforço educativo” – declarou.
Presente também nesta sessão o padre Amaro Gonçalo, pároco da Senhora da Hora, em Matosinhos, que apresentou aos docentes o «Plano Diocesano de Pastoral para os dias de hoje». Destaque para o tema do “cuidado da Casa Comum”.
“Como educadores cabe-nos ajudar a discernir as motivações, as virtudes e as ações dos mais novos. Os professores de EMRC têm esta capacidade e carisma de trabalhar por dentro as motivações, as convicções sem as quais não se gera mudança de vida” – apontou o padre Amaro Gonçalo lembrando a necessidade de trabalhar “as virtudes solidas que advém da espiritualidade cristã, e de outras religiões, preocupadas com a questão da ecologia”.
Foram ainda oradores Ricardo Morais que trouxe à reflexão o tema «Antropologia para o nosso tempo» e Carlos Meneses que apresentou o tema «EMRC para os dias de hoje».
RS com Educris