Mais mulheres em posições de responsabilidade na Igreja, pede o Papa

Foto. Vatican News

Na iniciativa “O Vídeo do Papa” deste mês de outubro, o Papa Francisco faz um apelo à promoção de uma maior integração dos fiéis leigos, especialmente das mulheres, nas instâncias de responsabilidade da Igreja. “Rezemos para que, em virtude do batismo, os fiéis leigos, em especial as mulheres, participem mais nas instâncias de responsabilidade da Igreja, sem cair em clericalismos que anulam o carisma laical” – diz o Santo Padre no vídeo.

“Ninguém foi batizado como padre ou bispo. Todos nós fomos batizados como leigos”, recorda o Papa no vídeo, afirmando que os leigos e as leigas “são protagonistas da Igreja”. E nesta presença laical, afirma Francisco, “deve-se sublinhar o feminino, pois as mulheres costumam ser deixadas de lado”. “Devemos promover a integração das mulheres em lugares onde são tomadas decisões importantes” – diz Francisco.

Entretanto, neste domingo, durante a oração mariana do Angelus, o Papa Francisco pediu uma maior participação dos leigos na vida eclesial, para que se não caia no clericalismo que “destrói o rosto da Santa Mãe Igreja”. A este propósito renovou o pedido para que “os fiéis leigos, especialmente as mulheres, participem mais nas instituições de responsabilidade da Igreja”:

“Devemos promover a integração das mulheres nos lugares onde são tomadas decisões importantes. Rezemos para que, em virtude do batismo, os fiéis leigos, especialmente as mulheres, participem mais nas instituições de responsabilidade da Igreja, sem cair em clericalismos que anulam o carisma laical e também arruínam o rosto da Santa Mãe Igreja” – declarou o Papa Francisco.

RS