II Acolitíadas: requisito-vos para este serviço do anúncio 

Por Secretariado Diocesano da Liturgia

“(…) Cá estamos nas II Acolitíadas da Diocese do Porto, em formato digital,

mas com os mesmos objetivos: encontro, aprendizagem, festa e oração,

em verdadeira fraternidade. Cada grupo de acólitos na sua comunidade paroquial

e todos juntos através das redes sociais.

Cada Grupo na sua comunidade paroquial e o Serviço Diocesano de Acólitos

 aqui no Seminário Maior do Porto.”

Foi no passado dia 5 de outubro de 2020 que ocorreram as II Acolitíadas promovidas pelo SDA para os acólitos da igreja portucalense, e esta foi uma das ideias chave transmitida pelo Diretor do Serviço Diocesano de Acólitos (SDA) na saudação que proferiu aos acólitos que assistiam através do facebook à abertura desta atividade diocesana.

Desde 2016 que o dia 5 de outubro faz parte do calendário dos acólitos da nossa Diocese: desde formações por região pastoral, passando pelo I Encontro Diocesano de Acólitos e, mais recentemente, pelas Acolitíadas.

Depois de em 2019 ter sido levada a cabo a primeira edição desta atividade (em São João da Madeira e Trofa simultaneamente), em 2020 era objetivo ir para as outras regiões pastorais e fazer a segunda edição das Acolitíadas. Contudo, a situação sanitária em Portugal coartou os intentos que existiam, pelo menos, no mesmo formato utilizado.

Estes tempos atípicos, e fruto dos necessários cuidados de higiene e distanciamento, têm vindo a condicionar os trabalhos dos grupos de acólitos e, também por isso, foi convicção da Direção do SDA levar a cabo as II Acolitíadas, ainda que num formato alternativo e que respeitasse o estado atual do país.

Desde logo, em vez de ser feita apenas no dia 5 de outubro, desta vez esta atividade teve o início cerca de um mês antes, através de 3 desafios que foram propostos e respondidos positivamente por vários grupos de acólitos. Estes desafios levaram todos à fonte batismal da nossa igreja paroquial, a recordar a data no nosso batismo e a encenar um dos evangelhos com temática batismal: a Samaritana, o cego de nascença ou a ressurreição de Lázaro.

Todas estas atividades visavam culminar no dia 5 de outubro, com início e fim no Seminário Maior do Porto, através da página de facebook do Serviço. Pelas 15h00 o momento de boas vindas do SDA seguido da explicação do momento que se seguiria: o quiz que incidia sobre batismo e família. Foram mais de meia centena de grupos participantes e com excelentes resultados, conforme foi divulgado no final da atividade.

Finalmente, pelas 17hoo iniciou-se a Celebração da Palavra presidida pelo Sr. Bispo do Porto, D. Manuel Linda. Na sua breve homilia, o Bispo do Porto dirigiu-se aos acólitos referindo que “gostaria de contemplar a vossa cara, olhos nos olhos, para vos poder dizer MUITO OBRIGADO pela colaboração!” Depois, e tendo em conta as leituras escutadas, salientou a “casa mútua” em que os acólitos devem lá estar e, acima de tudo, gostar de lá estar. Elogiou os acólitos que “não têm complexo de mostrarem que estão do lado de Deus, que gostam do culto divino e que Deus não é estranho para vocês.” Mas D. Manuel Linda continuou lançando um desafio a todos os acólitos “Requisito-vos para este serviço do anúncio. Com a mesma coragem que dentro de uma igreja vestis uma túnica e servis ao Altar, com essa mesma coragem vesti a túnica da fé e testemunhai Deus juntamente com os vossos colegas, nas estruturas do Mundo (nas universidades, nos empregos).” Foi de forma forte e clara que o Bispo do Porto terminou a sua reflexão dizendo “Caros acólitos: tudo, menos desanimar. Não tendes direito ao desânimo! Deus vos ajude.”

Como forma de finalizar estas II Acolitíadas ficaram os agradecimentos a todos quantos colaboraram nesta atividade e ficou já prometido o próximo 5 de outubro: no II Encontro Diocesano de Acólitos!

(Serviço Diocesano de Acólitos)