
D. José Pedreira foi bispo auxiliar do Porto. D. Manuel Linda pede orações.
O bispo emérito de Viana do Castelo, D. José Pedreira, faleceu nesta quarta-feira, 14 de outubro, aos 85 anos.
D. José Pedreira foi bispo da diocese de Viana do Castelo entre 1997 e 2010.
Foi ordenado sacerdote a 12 de julho de 1959. Em 1982 foi nomeado bispo-auxiliar do Porto, com o título de bispo-titular de Elvas.
A ordenação episcopal decorreu a 19 de março de 1983, tendo como principal consagrante D. Armindo Lopes Coelho, na altura recentemente nomeado bispo de Viana do Castelo, e como consagrantes, D. Eurico Dias Nogueira, arcebispo de Braga e D. Júlio Tavares Rebimbas, arcebispo do Porto.
A 29 de Outubro de 1997 foi nomeado bispo de Viana do Castelo, cargo onde se manteve até ao seu pedido de resignação e consequente nomeação de D. Anacleto Oliveira, recentemente falecido.
O bispo do Porto pediu orações por D. José Pedreira numa mensagem twitter.
Faleceu o senhor D. José Augusto Martins Pedreira, Bispo emérito de Viana do Castelo desde 2010 e, anteriormente, Bispo Auxiliar do Porto (1983 a 1997). Ainda se não conhecem pormenores sobre o funeral. Rezemos por ele. pic.twitter.com/NvKKEMr2A5
— Manuel Linda (@BispodoPorto) October 14, 2020