Monte da Virgem: um Santuário Diocesano pela devoção mariana

A 7 de julho deste ano de 2020, o bispo do Porto confirmou o “Santuário do Monte da Virgem e todo o espaço envolvente como Santuário Diocesano”. No texto de nomeação, D. Manuel Linda faz saber que “o Santuário do Monte da Virgem Imaculada, situado na paróquia de Oliveira do Douro, concelho de Vila Nova de Gaia, desta Diocese do Porto, nascido da devoção e do impulso do Rev.mo Senhor Pe. Luís Gomes da Rocha e de muitos outros fiéis, a partir de 8 de dezembro de 1904, constitui um local de devoção e peregrinação de toda a zona envolvente, bem como da cidade e da Diocese do Porto, consagradas à proteção da Virgem Maria, Senhora da Vandoma e Senhora da Assunção”.

No decreto de nomeação são também recordados os bispos que apoiaram a constituição deste Santuário, em especial, o Venerável D, António Barroso que ali peregrinou a 25 de junho de 1905 e a bênção da Igreja consagrada à Imaculada Conceição em 1906. Em 1937, D. António Augusto de Castro Meireles inaugurou o monumento dedicado à Imaculada Conceição. A Confraria do Monte da Virgem Imaculada é a pessoa jurídica que desenvolve os objetivos de promoção do culto e da devoção naquele santuário.

Um novo reitor no Santuário do Monte da Virgem

Entretanto, no passado mês de julho foi nomeado um novo reitor para o Santuário Diocesano do Monte da Virgem. Trata-se do padre Vítor Ramos, de 30 anos e atual chefe do Gabinete Episcopal. Está também a estudar Direito Canónico, na Universidade Pontifícia de Salamanca.

Foi ordenado presbítero em 2016 por D. António Francisco dos Santos tendo sido pároco de Nogueira da Maia e de Silva Escura, no concelho da Maia. Nestas paróquias promoveu obras de requalificação da Residência Paroquial de Nogueira da Maia e do Salão Paroquial de Silva Escura. Fundou também um agrupamento de escuteiros em Nogueira da Maia.

O padre Vítor Ramos concluiu em 2015 o Mestrado Integrado em Teologia na Faculdade de Teologia da Universidade Católica no Porto apresentando a dissertação «Padres sábios e santos: elementos para uma espiritualidade sacerdotal em D. Manuel Gonçalves Cerejeira». Desde 2016 que colabora com a Cúria Diocesana do Porto, como Secretário das Associações Religiosas.

RS

Missas no Santuário do Monte da Virgem

De terça-feira a sexta-feira às 11 horas

Ao sábado às 17 horas (16.30h no inverno)

Ao domingo às 11 horas e 17 horas (16.30h no inverno)