“Porto, cidade da alegria e do coração”, D. Manuel Linda no Dia de Nossa Senhora de Vandoma

No domingo 11 de outubro, a diocese do Porto celebrou Nossa Senhora de Vandoma, padroeira da cidade do Porto, com uma Missa na Catedral do Porto. Presidiu à celebração o bispo do Porto que na sua homilia referiu que “a alegria de Deus, visualiza-se na figura de Nossa Senhora”. Uma alegria que se revela no Magnificat: A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador – assinalou.

D. Manuel Linda recordou a tradição da devoção mariana da cidade e da diocese do Porto no culto a Nossa Senhora de Vandoma chegado provavelmente, no século IX. Uma devoção que trouxe um “dinamismo religioso” que está nas origens das grandes instituições da cidade do Porto – acrescentou.

Para D. Manuel Linda “é preciso voltar às origens” do Porto medieval e renascentista para que a cidade não se feche ao divino e seja uma cidade acolhedora e alegre. “Porto cidade da alegria e do coração” – declarou o bispo do Porto recordando o coração de D. Pedro que se encontra na Igreja da Lapa e o grande coração de bondade e abertura aos outros, do seu antecessor D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto entre 2014 e 2017.

RS