Os jovens da diocese do Porto, animados pelo Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude (SDPJ) e pelo diretor padre Jorge Nunes, retomaram as suas atividades com uma vigília de oração com transmissão online. Foi na noite de sábado, 3 de outubro, numa iniciativa muito participada.
Centenas de jovens entregaram-se à oração, entoando cânticos plenos de esperança na vigília proposta pelo SDPJ. A situação de pandemia obriga a que, para já, estes momentos tenham uma expressão à distância. Provavelmente, assim será este ano pastoral vivido em regime de vigilância e com adaptações. Mas, tendo em conta a participação na referida vigília de oração, os jovens da diocese do Porto parecem estar disponíveis a viver este tempo especial em espírito de serviço.
“Não vos deixeis desanimar”, diz o bispo do Porto aos jovens
Logo no início da celebração o bispo do Porto, D. Manuel Linda, através de uma mensagem vídeo, declarou aos jovens que está com eles neste momento difícil da pandemia.
“Todos os momentos da história têm os seus problemas” – diz o bispo do Porto no início de uma mensagem vídeo dirigida aos jovens. Assinala que agora “acrescentamos mais um” problema ao quotidiano das nossas vidas: o novo coronavírus.
D. Manuel Linda saúda “muito afetuosamente” os jovens, em particular, aqueles que possam estar a sentir de maneira mais sofrida os efeitos da pandemia. Recorda os problemas económicos provocados pela pandemia e lança um apelo: “Não vos deixeis desanimar” – declara o bispo do Porto aos jovens.
“Não estais sós” – garante – “tendes muita gente convosco”. “Eu estou convosco” – frisa D. Manuel Linda lembrando que também o Papa Francisco se preocupa com os jovens. Por isso, escreveu a Exortação Apostólica “Cristo Vive” – lembrou.
O bispo do Porto pede que este texto papal possa ser inspiração para que os jovens ganhem ânimo e comecem, desde já, não obstante as dificuldades, a preparar as JMJ 2023.
RS