“Catequista/testemunha ao serviço de uma experiência de fé na web” é o tema do processo formativo nas modalidades b-learning e e-learning
O novo Diretório para a catequese recorda que: “a introdução e o uso de instrumentos digitais de forma massiva causou alterações profundas e complexas a muitos níveis com consequências culturais, sociais e psicológicas ainda não totalmente evidentes (DPC 258)”, mudando o mundo e a sua perceção. Neste contexto, o mesmo desafia a catequese a «aprender modalidades comunicativas eficazes, além de garantir uma presença na rede que de testemunho dos valores evangélicos. (DPC 214).
Neste sentido, o Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC) disponibiliza para os catequistas um processo formativo nas modalidades b-learning e e-learning: “Catequista/testemunha ao serviço de uma experiência de fé na web”, propondo-se responder aos seguintes objetivos:
-
Saber utilizar ferramentas, plataformas digitais (Zoom, Telegram, Google Docs, Youtube, PowerPoint, Kahoot, Mentimeter) e elaborar materiais gráficos para a web: montagens, concursos, jogos, captar imagens e realizar vídeos…
-
Valorizar evangelicamente a cultura digital;
-
Identificar o estilo cristão de estar na Web;
-
Compreender as qualidades da presença cristã;
-
Orientar um encontro de catequese/reunião/tempo de oração no espaço digital;
-
Utilizar a web como meio facilitador da comunhão e interação entre a família, a comunidade e a catequese;