Faleceu o padre Joaquim da Silva Cardoso

Faleceu a 30 de setembro de 2020 o Padre Joaquim da Silva Cardoso. Nascido a 23 de junho de 1932, na freguesia de Abragão, Penafiel, contava 88 anos de idade. Foi ordenado sacerdote em 13 de agosto de 1958, e prestou serviço desde 1 de dezembro de 1958, no Paço Episcopal do Porto. Foi depois secretário da D. Florentino de Andrade e Silva, como Administrador Apostólico da Diocese do Porto (1958-1969). Desempenhou em 1970 as funções de professor de Religião e Moral na Escola Ramalho Ortigão.

Quando D. Florentino foi nomeado Bispo do Algarve, em julho de 1971, acompanhou-o a partir de 1972 como secretário do Bispo no Paço Episcopal de Faro. Com a resignação de D. Florentino como Bispo do Algarve, em 1977, regressou ao Porto, sendo nomeado “Vigário Ecónomo” (pároco) de Serzedo, em Vila Nova de Gaia, cuja missão terminou, por motivos de saúde, em dezembro de 2011. Ali ficou a residir até ao seu falecimento, e ali quis ser sepultado.

O seu funeral realizou-se na igreja paroquial de Serzedo, presidido pelo Bispo do Porto, D. Manuel Linda, com a presença do Vigário Geral e de duas dezenas de sacerdotes, de familiares e membros da comunidade. O Bispo do Porto salientou o seu serviço pastoral à comunidade paroquial, recordando o seu percurso pastoral e deixando mensagem às famílias para que ali possam nascer novas vocações.

O pároco, P. Joaquim Paiva, assinalou em mensagem de despedida: “o exercício do seu ministério sacerdotal nesta paróquia ao longo de 34 anos, com a simpatia risonha para com todos, a generosidade, a sabedoria, o silêncio refletido e amadurecido, a dedicação à comunidade que todos reconhecemos foi Graça e Bênção de Deus. Prova disso é o facto de ter querido que os seus restos mortais permaneçam entre nós”.