S. Salvador de Perosinho acolhe novo pároco

Paroquianos despediram-se do pároco cessante com gratidão

Nos dias 12 e 13 de setembro, a paróquia de S. Salvador de Perosinho em Vila Nova de Gaia despediu-se do padre Augusto Pereira Batista que ali foi pároco durante mais de 20 anos e deu as boas-vindas ao novo pároco, padre Manuel Lopes Ribeiro.

Uma nota enviada para Voz Portucalense dá conta de que foi no dia 12, sábado, celebrada uma missa campal, junto ao adro da Igreja, presidida pelo padre Augusto Batista. A última Eucaristia enquanto pároco.

A ampla presença de paroquianos e de representações de coletividade locais demonstraram o reconhecimento e gratidão ao pároco de tantos anos. Num percurso de “dedicação ao Centro de Dia, aos mais desfavorecidos, aos vários movimentos da Igreja” – pode-se ler na nota.

O comunicado assinala ainda que foi uma despedida simples, mas sentida. Lembra especialmente a homilia na qual o padre Augusto, recordando as leituras da liturgia de domingo, falou da misericórdia “sem limites” de Deus e deixou uma mensagem de despedida: “Ninguém deve desprezar, julgar ou condenar os irmãos que têm maneiras de pensar diferentes”.

O domingo 13 de setembro, foi o dia da entrada solene do novo pároco na comunidade de Perosinho. O padre Manuel Lopes Ribeiro recebeu esta nomeação a 22 de julho, mantendo também a paroquialidade de Canelas.

Grande alegria do povo de Perosinho pela chegada do novo pároco, revelada   pelo belíssimo tapete de flores com a seguinte inscrição: “Bem-vindo aquele que vem em nome do Senhor”.

O vigário da vara de Gaia-Sul, padre Joaquim Paiva, leu o texto de nomeação do padre Manuel Ribeiro para aquela paróquia. Na sua homilia, o novo pároco desenvolveu o tema do perdão “admiravelmente”, segundo diz nota enviada à VP.

No final da Eucaristia o padre Manuel declarou a sua satisfação pelo modo como foi acolhido e pediu aos paroquianos para não se esquecerem dele nas suas orações. Disse contar com todos neste início de trabalho na paróquia de Perosinho.

Uma paroquiana proferiu palavras de boas-vindas dirigidas ao novo pároco afirmando: “Queremos acolhê-lo conscientes do grande dom que o nosso Deus nos oferece – um pároco para nos conduzir ao Senhor.”

RS