
Por Joaquim Armindo
As “necessidades” de consumo em Portugal se fossem alargadas a todo o planeta Terra, seriam necessárias 2,5 Terras para todos sobrevivermos, mais que as “necessidades globais”, para as quais se estima que sejam necessárias 1,6 Terras, ou seja, nós portugueses “consumimos” mais da Terra que a média das outras nações. Quem o afirma é o Relatório Planeta Vivo 2020 [https://f.hubspotusercontent20.net/hubfs/4783129/LPR/PDFs/ENGLISH-FULL.pdf ), da organização World Wildlife Found (WWF), e que revela, ainda, que 68% das espécies vivas -mamíferos, aves, anfíbios, répteis e peixes -, se perderam nos últimos 50 anos. A Pegada Ecologia per capita, segundo o relatório, revela serem necessários 4,1 hectares de terra, por pessoa, em Portugal. Esta situação, catastrófica, está relacionada com o crescimento do consumo e do turismo, que motivou um crescimento económico, colocando Portugal no 46.º lugar do consumo, quando há dois anos estava no 66.º lugar. Só para se ter uma ideia países como o Qatar, Estados Unidos, Austrália, Canadá, França, Itália, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Suíça e Alemanha, têm um consumo superior à Pegada Ecológica portuguesa.
A Pegada Ecológica define-se como uma métrica para medir a relação entre os recursos produzidos pela Natureza e os consumidos pelas pessoas. Por isso mesmo, é que será necessário, atendendo ao consumo atual, que o nosso Planeta Terra seja ampliado 2,5 vezes. Analisar esta Pegada Ecológica significa verificar os estilos de vida e o consumo dos bens que a Terra possui e o que nós gastamos, assim como, a produção de dióxido de carbono (Pegada Carbónica) para bens e serviços que consumimos. Seria útil que cada pessoa, e cada organização cristã ou religiosa determina-se as suas Pegadas Ecológica e Carbónica, podendo verificar quanto é que consome mais do que o que devia, tomando ações para a diminuição do consumo supérfluo.
O “Living Planet Report 2020 Bending the Curve of Biodiversity Loss”, agora publicado, e referente a 2020, vem mais uma vez colocar a questão de como vivemos e como delapidamos a Natureza. A profética encíclica, tão ignorada, “Laudato Si’” coloca, objetivamente, perante todas as cristãs e todos os cristãos a dureza das ações cometidas pelo género humano contra a Criação que tudo fornece, mas a que nós não respeitamos. Um grave Pecado Ecológico!