
O Cónego João Peixoto, colaborador de tantos anos de VP, celebra em 2020 os seus 40 anos de sacerdócio e 15 anos de pároco de Ermesinde. Recebemos este texto e fotos que aqui publicamos.
A Paróquia de Ermesinde, celebrou no passado domingo dia 9 de Agosto, a festa do seu Padroeiro S. Lourenço. Tendo em conta toda esta situação anómala, que estamos a viver de pandemia, tivemos como ponto alto da festa, a celebração da Eucaristia das 11 horas. Presidida pelo nosso pároco reverendo Cónego Dr. João Peixoto. Com a presença de mais três Sacerdotes, Pe. José Augusto, Pe. Manuel Magalhães, ambos naturais de Ermesinde e o Pe. João Monteiro dos Missionários da Consolata e dois diáconos, Adelino Carvalho e Arnaldo Azevedo. Tivemos ainda a presença do Pe. Vasco Soeiro, que dirigiu o coro, formado por elementos dos nossos coros paroquiais, e um grupo instrumental composto por vários jovens da nossa paróquia, que nos alegraram com tão brilhante atuação.
Fizeram-se representar as autoridades locais, Junta de Freguesia de Ermesinde, Câmara Municipal de Valongo, Bombeiros Voluntários de Ermesinde e como não podia deixar de ser a comissão de festas de S. Lourenço.
No final da Eucaristia, o nosso pároco Dr. João Peixoto, foi surpreendido por uma singela homenagem, que os paroquianos quiseram apresentar-lhe, pelos seus 40 anos de sacerdócio, e pelos seus 15 anos de pároco de Ermesinde. Os vários movimentos da pastoral, através dos seus representantes, gravaram uma pequena mensagem em vídeo, que foi projetada. Depois foi-lhe oferecida uma pequena lembrança, um cálice em prata, oferta dos paroquianos.
Na tarde de domingo saiu o andor do nosso padroeiro, que percorreu as ruas por onde é habitual passar a tradicional procissão, em cima do carro dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde acompanhada pela proteção civil de Valongo, com o apoio dos jovens formandos dos nossos Bombeiros. A situação actual assim obriga.
Todas estas celebrações, foram transmitidas através da Internet, facebook e canal You Tube. Assim como um espetáculo virtual e o respetivo fogo-de-artifício.
(inf: paróquia de Ermesinde)