“Economia de Francisco” será em novembro

Se a evolução da pandemia permitir o evento de Assis terá  presença do Papa a 21 de novembro.

A pandemia do novo coronavírus obrigou ao adiamento do grande evento “Economia de Francisco”, que deveria ter acontecido nos dias a 26, 27 e 28 de março deste ano de 2020. Foi decidida a data de 21 de novembro na qual estará presente o Papa Francisco, dependendo da situação sanitária que ocorrer nesse momento. Durante os dias anteriores decorrerão os trabalhos previstos.

O Papa Francisco convida para este encontro de Assis jovens empreendedores e jovens economistas que queiram fazer um pacto, no espírito de S. Francisco, procurando construir uma nova economia, que seja viável e ética, socialmente justa e sustentável a nível ambiental. Um verdadeiro compromisso para o futuro.

Recordemos que o evento “Economia de Francisco” é uma expressão concreta do espírito da Encíclica “Laudato Si” do Papa Francisco. Nesse documento o Santo Padre pede diálogo entre política e economia a nível internacional e não poupa um juízo severo aos líderes mundiais relativamente à falta de decisões políticas a nível ambiental. Propõe uma nova economia mais atenta à ética.

Decorrendo em ano especial “Laudato Si”, a “Economia de Francisco” terá lugar na cidade italiana de Assis e deverá reunir mais de 2 mil jovens de 115 países, incluindo Portugal. O evento foi reorganizado e os participantes estão a preparar o evento através de uma plataforma digital até ao dia em que se encontrarão presencialmente em novembro. Se a evolução da pandemia o permitir.

RS