Irmandade dos Clérigos aprova contas e plano de atividades

Realizou-se a Assembleia Geral Ordinária da Irmandade dos Clérigos, nas instalações do Paço Episcopal, no dia 20 de julho de 2020. Nesta Assembleia, presidida pelo Cónego Jorge Manuel Duarte Oliveira, secretariado pelo Cón. Fernando Milheiro Leite, a Direção, presidida pelo P. Manuel Fernando Soares da Silva, apresentou o balanço em 31 de dezembro de 2019, tendo registado um resultado líquido em 2019 de  cerca de 152 mil euros. Foi evidenciado o apoio prestado pela Irmandade a diversas instituições da diocese e da sociedade civil.

Quanto à atividade da Irmandade, apesar da suspensão  das suas iniciativas previstas, em virtude do estado de emergência, com a natural queda de visitantes, foi possível retomar já as visitas e algumas ações culturais, além das celebrações litúrgicas, sendo de esperar que a igreja e o museu e outras iniciativas da Irmandade retomem pouco a pouco os seus valores habituais. Para o corrente ano preparam-se obras de beneficiação necessárias, a continuidade dos concertos de órgão e outros que sejam possíveis. Foi lembrado o papel de D. Américo Aguiar, de D. António Taipa (Presidente da Assembleia Geral), bem como D. Pio Alves.

A Assembleia aprovou por unanimidade quer o Relatório de atividades, referente ao exercício de 2019, e ouvido o parecer favorável do Conselho Fiscal, que enalteceu a ação da direção, as contas do exercício de 2019 e o Plano de ação para o presente ano de 2020.