
Presidente da República esteve na Eucaristia participando no Dia do Município de Ovar.
No sábado dia 25 de julho, Ovar celebrou o Dia do Município que é também o dia do padroeiro daquela cidade, S. Cristovão. Na Igreja da Paróquia de Ovar D. Manuel Linda presidiu a uma Missa de sufrágio pelas vítimas de Covid-19. Recordemos que a situação de pandemia que vivemos tem sido muito sentida em Ovar, município que esteve em regime de cerca sanitária de 18 de março a 17 de abril devido à disseminação comunitária da doença.
Logo no início da celebração, o bispo do Porto recordou que em 2019 tinha estado em Ovar celebrando o Dia Diocesano da Família com milhares de casais num grande momento de alegria. Agora, numa situação bem diferente, regressou a Ovar para rezar pelos mortos da pandemia. “Um momento não só de luto, mas de esperança” – lembrou D. Manuel Linda.
Na sua homilia, o bispo do Porto, referindo as leituras da Eucaristia, sublinhou a necessidade de se fazerem opções na vida. Em particular, realçou a atitude do rei Salomão que, na primeira leitura da liturgia, opta pela sabedoria que é a “capacidade de ver a partir de dentro e interagir com os fenómenos” da vida – disse D. Manuel Linda.
“Não nos esqueçamos de olhar para o lado” – declarou o bispo do Porto realçando a atitude solidária que devem ter os cristãos na sua vida quotidiana e recordando, especialmente, os tempos difíceis vividos pelo povo vareiro devido ao contágio do novo coronavírus.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa esteve na Eucaristia tendo participado no Dia do Município de Ovar. Presente também o presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro e demais autoridades locais.
No final da Eucaristia, o padre Manuel bastos, pároco de S. Cristovão de Ovar, agradeceu a presença de todos com uma palavra especial para o Presidente da República e para o bispo do Porto.
Após a bênção final houve um momento musical, particularmente sentido, na voz e interpretação de Pedro Abrunhosa. O conhecido artista, que perdeu o seu pai neste tempo de pandemia, cantou em homenagem a todas as vítimas da Covid-19.
RS
Veja e ouça aqui o excerto final da canção de Pedro Abrunhosa: