
Em festividades marcadas pela pandemia, o S. Pedro na Paróquia de Azevedo teve neste ano de 2020 uma festa mais pequena que o habitual. Contudo foi com muita honra e alegria que foi celebrado S. Pedro. Alguns através da presença física e outros, por razões sanitárias, assistiram a partir da página do Facebook da paróquia.
Em nota enviada para VP a paróquia agradece a presença e participação de todos, em particular, da presença do bispo do Porto, na Eucaristia no dia de S. Pedro, 29 de junho. Na sua homilia, D. Manuel Linda recordou que a força do amor e da Fé de Pedro são a base que sustenta a Igreja lembrando, ainda, os doentes e os mais frágeis, pedindo que os presentes lhes levassem uma mensagem de esperança e a lembrança do bispo que por eles rezou na Igreja paroquial.
Especial agradecimento na nota que recebemos para os sacerdotes que presidiram às restantes celebrações: o Cónego José Batista, que celebrou a 26 de junho, tendo dado início às festividades; o padre Ariosto na Eucaristia da Vigília da Festa de S. Pedro e S. Paulo no dia 28, em cuja homilia lembrou o sentimento de amor entre Jesus e os seus apóstolos, em particular a sua relação com Pedro, entregando a Pedro a chaves da Igreja que nos conduz a uma fé que se sustenta em Cristo Ressuscitado e vivo; e ainda o Cónego Fernando Milheiro e pároco, que presidiu à Eucaristia de dia 27 de junho tendo afirmado que viver o padroeiro é ter viva uma paróquia, porque somos “nós as pedras vivas do templo do Senhor”.
No texto enviado à VP ficamos a saber que esta Festa em honra de S. Pedro teve “muito significado” tendo havido “espaço para a solenidade das celebrações” onde não faltou a alegria dos cânticos do coro, as flores, a música e os tradicionais foguetes. Mesmo não tendo sido possível organizar a habitual procissão os paroquianos não deixaram de executar um tapete de flores.
RS com Rute Miriam da Paróquia de S. Pedro de Azevedo