
Devido ao tempo de pandemia que estamos a viver o Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas da Diocese do Porto (SDEIE) alerta para “situações inéditas” no desenvolvimento do processo de matrículas que estão a decorrer para o ano de 2020/2021. Em nota os professores de Moral Católica informam que “na inscrição online, tanto para o ensino básico como para o secundário, os encarregados de educação encontram onde assinalar a opção de “EMR” (Educação Moral e Religiosa), devendo, posteriormente, informar a escola, sobre qual a confissão religiosa pretendida (neste caso, católica)”.
Por sua vez, “também os alunos com idade igual ou superior a 16 anos, que queiram frequentar a Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), têm obrigatoriamente de informar a escola da sua escolha, logo depois de publicadas as listas de turmas” – informa o SDEIE.
Os professores de Moral Católica recordam que a “inscrição na disciplina de EMRC” é de “escolha livre em todas as escolas do Estado”. Não se confundindo com a “catequese paroquial” com a qual não “concorre” nem a “substitui”. “Esta Disciplina, assegurada pela Igreja Católica, oferece aos alunos, em contexto escolar, uma “sabedoria de vida”, aberta à transcendência e mobilizadora dos valores do humanismo cristão. Ela é essencial, para quem procura uma educação integral, que não descura a dimensão religiosa da pessoa e da cultura” – sublinha o SDEIE.
Recordemos que os alunos de Educação Moral e Religiosa Católica, das escolas da área geográfica da Diocese do Porto, reúnem-se anualmente num grande encontro de juventude. Em 2019 este evento teve lugar no Parque Oriental da Cidade do Porto sob o lema “Liga-te! Estás convocado”. Estiveram presentes mais de 11.500 alunos numa organização do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas (SDEIE), animado pelo Dr. António Madureira e a sua equipa.
O bispo do Porto esteve presente e desafiou os jovens a ligarem-se uns aos outros e a serem solidários. O encontro convocou todos os alunos e as escolas da área geográfica da Diocese do Porto a estarem ligadas ao movimento “Sing for the climate” correspondendo aos desafios do Papa Francisco para uma ecologia integral.
RS