
A Casa Diocesana de Vilar fez 25 anos nesta quarta-feira dia 1 de julho. Nesse mesmo dia, o bispo do Porto inaugurou aí um complexo de 530 painéis fotovoltaicos. Trata-se de um conjunto com uma capacidade instalada de produção de energia que poderia alimentar 50 habitações familiares. Estes painéis solares permitem diminuir a emissão de 120 toneladas de CO2 durante um ano. A empresa responsável por esta instalação é a Pier Energy.
Na ocasião o bispo do Porto dirigiu palavras de reconhecimento ao Ecónomo da diocese do Porto, padre Samuel Guedes, que é também diretor da Casa Diocesana de Vilar, pelo dinamismo da sua atividade. Assinalou também o trabalho desenvolvido pelos funcionários daquele espaço da diocese.
Aprovada pelo conselho presbiteral da diocese do Porto de 1 de março de 1983, a Casa Diocesana de Vilar foi inaugurada a 1 de julho de 1995 pelo bispo do Porto, D. Júlio Tavares Rebimbas. A Casa de Vilar surgiu da necessidade de equipar a diocese do Porto de um centro pastoral e foi construída ampliando o Seminário de Vilar. Tem três auditórios com 1300, 300 e 100 lugares, respetivamente. Situada bem no centro do Porto, junto ao Palácio de Cristal, esta estrutura está ao serviço de quem passa pela cidade disponibilizando 124 quartos para além de uma livraria, restaurante e cafetaria.
RS