
Num vídeo produzido pelo Gabinete de Comunicação da Diocese do Porto, o Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar assinala as muitas edições do Dia Diocesano da Família na impossibilidade de o viver no domingo 7 de junho. Em 2020 a pandemia impede a habitual celebração no Dia da Santíssima Trindade.
Recordamos que, por causa do contágio do novo coronavírus, foi cancelado o encontro anual de jubilados que celebram 10, 25, 50 e 60 anos matrimoniais.
Foi com D. Armindo Lopes Coelho, no início do século XXI, que teve lugar a primeira edição do Dia Diocesano da Família. Nessa primeira edição estiveram no Terreiro da Sé 110 casais. Desde então, o Dia Diocesano chegou a toda a diocese e tornou-se já uma tradição.
Vêm casais do Antuã ao Ave e do mar ao Marão! A celebração já se realizou em 12 vigararias diferentes. É a grande festa da Família na diocese do Porto.
Desde 2010, Ano da Missão, por sugestão do senhor D. Manuel Clemente, agregaram-se os casais que celebravam 10 anos de matrimónio. O pavilhão Rosa Mota recebeu então 1230 casais.
2016, foi ano de festa grande com a visita da imagem peregrina da Senhora de Fátima. Novo record de presenças, ainda não superado: 1349 casais.
Em 2020 quando possível serão retomadas as habituais atividades da pastoral familiar diocesana.
RS