Paróquias de Fajozes, Fornelo, Vairão e Canidelo ativas na oração e ajuda solidária

Durante o mês de maio, as paróquias de Fajozes, Fornelo, Vairão e Canidelo, animadas pelo cudado pastoral do padre António Pinto, estão a organizar a recitação do terço, em Honra de Nossa Senhora de Fátima percorrendo as localidades.

“Mesmo com todas a limitações, os moradores de cada um dos lugares, têm feito um enorme esforço, organizando-se entre si, dividindo as tarefas para forma a adornarem um pequeno altar para a Nossa Senhora, dignificando estas celebrações” – pode-se ler em nota enviada para Voz Portucalense.

Os paroquianos participam nas celebrações “a partir de casa ou dentro das viaturas” – informa as paróquias. Com esta iniciativa foi possível estar próximo dos paroquianos encontrando uma “alternativa à habitual procissão das velas”.

O encerramento desta iniciativa será no domingo dia 31 de maio, pelas 21 horas, no Monte de Santo Ovídio, em Vairão, com a recitação do terço, e bênção das velas das famílias e ainda com o lançamento de um terço de balões luminosos. “Todos estão convidados acompanhar esta celebração a partir do facebook do pároco António Pereira Pinto” – informa a nota.

Ser Solidário: projeto ajuda as famílias afetadas pela pandemia

Destaque especial para uma iniciativa solidária das paróquias de Fornelo e de Vairão com o objetivo de ajudar as famílias afetadas pela pandemia. São muitas as que se encontram com os seus rendimentos limitados ou até cortados. Atentos a estas novas realidades os grupos e movimentos das paróquias de Fornelo e de Vairão uniram-se de forma a poder ajudar estas famílias, criando a iniciativa Ser Solidário.

Trata-se de uma recolha de alimentos na porta das igrejas aos domingos de manhã: na igreja de Fornelo entra as 9 horas e as 11 horas e no Mosteiro de Vairão entre as 10 horas e as 12 horas. Os alimentos recolhidos depois são entregues às Conferencias Vicentinas que as dividem por cabazes e as entregam às famílias identificadas. A partir desta iniciativa, durante o mês de maio, foram apoiadas 27 famílias.

Nesta iniciativa estão envolvidos vários movimentos das duas paróquias, como a catequese, os grupos de jovens, os escuteiros, as conferencias vicentinas e os conselhos económicos, que cooperam entre si.

RS