Covid-19: bispo do Porto visitou o Hospital de Campanha Porto.

Nesta quinta-feira, dia 30 de abril, D. Manuel Linda visitou o Hospital de Campanha Porto. instalado no Super Bock Arena, Pavilhão Rosa Mota na companhia do Ecónomo da Diocese do Porto, padre Samuel Guedes. Esta visita aconteceu a convite da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos.

O Dr. António Araújo, coordenador do Hospital de Campanha Porto. e presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos acompanhou D. Manuel Linda na visita ao recém-instalado hospital. O serviço naquela unidade é todo feito por voluntários. Enfermeiros, médicos, auxiliares e estudantes finalistas de medicina e enfermagem, constituem o grupo de trabalho com a missão de salvar vidas. Inscritos são cerca de 300 voluntários e ainda não foram todos chamados. No início da colaboração os voluntários recebem uma formação específica para lidarem com os doentes infetados com o coronavírus.

Este hospital tem a gestão clínica da Secção Regional da Ordem dos Médicos. A Câmara Municipal do Porto organiza a logística daquela unidade hospitalar, com a ajuda dos Centros Hospitalares de Santo António e São João. O Exército Português apoiou na montagem do hospital. Segundo os números, aquando da visita do bispo do Porto, eram 19 os doentes que estavam ali a ser tratados.

Recordemos que o Hospital de Campanha Porto. conta com o apoio de várias empresas e de particulares. Decorre uma campanha de angariação de fundos que recebe ofertas numa conta aberta pela Câmara do Porto na IGCP – Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (PT50078101129112000018026).

RS

Foto: Miguel Nogueira