Mensagem (75): Aquecedores de corações

Este tempo de pandemia tem sido fértil em notícias perturbadoras. Por algum motivo, trata-se de uma situação «estranha» que, pelo menos, aqui na Europa, praticamente ninguém tinha experimentado.

Uma dessas notícias mais chocantes recebia-a do diário espanhol El Mundo. Traduzido para português, dizia: “Era um casal de velhinhos. Encontraram-nos mortos, abraçados, na sua cama. Assim morreram. Abraçados. Tinham filhos que nem lhes ligaram pelo telefone nem sabiam que tinham morrido”. Tinham filhos…

Nós já sabíamos que este planeta é contraditório. Que há calor a mais nos Pólos e, como tal, dá-se o degelo. Mas que, fora isso, o mundo está frio, muito frio: um egoísmo que cresce na proporção do individualismo; sofreguidão dos bens económicos, o que não permite que outras realidades entrem no nosso coração; sociedade de mero consenso, que apenas funciona enquanto os outros me forem úteis; ténues laços familiares, sempre aptos a serem desfeitos; etc.

Mas imaginávamos que os laços de sangue possuíssem uma resiliência forte, ainda maior do que a das fibras sintéticas mais avançadas. Afinal, estávamos enganados. Basta olhar à nossa volta. Porque como este, há mais casos. Muitos. Podem é não chegar aos jornais. Mas nós conhecemo-los.

De que precisamos para mudar este estado de coisas? De «técnicos» aquecedores de corações. De quem se disponha a pregar e semear amor. De quem anuncie sem desfalecer: ser humano é saber dar; ser cristão é saber dar-se. Como Jesus. Que deu e deu-Se. Por isso, aqueceu o coração de muitos. Porque estes quiseram que Ele lá vivesse. E porque lá vive, torna-os sensíveis, afetivos, fazedores de bem, dadores de si mesmos.

Nesta semana, somos convidados a pensar nas vocações: é a Semana das Vocações. E a vocação é isto mesmo: estar disposto a receber Jesus no coração e, depois, fazer como Ele: dar e dar-se. E nisso o nosso mundo torna-se mais quente, mais humano, mais cristão. E mais feliz, pois ninguém morrerá abandonado pelos filhos.

Eis, pois, o desafio: quem quer trabalhar nesta que é a maior e melhor tarefa?

Estão abertas vagas para aquecedores de corações. Quem se inscreve?

***