
D. Manuel Linda esteve numa cerimónia evocativa do Dia da Liberdade na qual foram homenageados todos os profissionais que estão na linha da frente lutando contra a pandemia do novo coronavírus. Também os que trabalham nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
A celebração do Dia da Liberdade, na Câmara Municipal de Gaia, evocando os 46 anos da Revolução dos Cravos, teve lugar na manhã de 25 de abril na varanda dos Paços do Concelho com o hastear da bandeira da República Portuguesa e com o entoar do Hino Nacional.
Acompanhando Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia, esteve o presidente da Assembleia Municipal, Albino Almeida – como refere a página da Câmara Municipal de Gaia.
Também presentes na varanda estiveram o bispo do Porto, D. Manuel Linda (representando as IPSS), um representante do Conselho de Administração do Hospital de Gaia (por todos os profissionais de saúde), Fátima Costa, diretora do Departamento de Pessoal da Câmara de Gaia (em nome dos trabalhadores municipais), Telmo Moreira, comandante da Polícia Municipal de Gaia, e Vítor Primo, comandante dos Bombeiros Sapadores (em representação de todos os bombeiros sapadores e voluntários do concelho). Todos unidos na homenagem a todos os profissionais que estão a trabalhar na linha da frente no combate à pandemia Covid-19.
Segundo se pode ler na página da Câmara Municipal de Gaia, para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente daquela autarquia, “evocamos este ano o 25 de abril de 1974 debaixo de uma pandemia mundial e, por isso, com a supressão de algumas das nossas liberdades, fruto do estado de emergência em que vive o país. Pode parecer contraditório, mas é nos momentos de maiores dificuldades coletivas que mais se justifica evocar as nossas datas históricas, os nossos momentos coletivos grandiosos”.
Em Vila Nova de Gaia foram colocados em locais centrais das 24 freguesias elementos decorados com cravos. Também na varanda e átrio exterior dos Paços do Concelho e no jardim da Casa da Presidência.
RS