
No âmbito da iniciativa #eurezoemcasa, VP propõe uma oração para o Dia da Mãe, domingo 3 de maio. Para dar graças a Deus em família por todas as mães e viver a fé em Jesus Cristo nas nossas casas, rezando com Maria. Em tempo de pandemia.
A emergência de estar em casa
Foi no dia 13 de março que a Conferência Episcopal Portuguesa determinou que no território nacional os sacerdotes suspendessem “a celebração comunitária da Santa Missa”. Uma decisão tomada perante a situação de crise e “em consonância com as indicações do Governo e das autoridades de saúde”.
Na mesma nota os bispos portugueses assinalaram ser necessário suspender também “catequeses e reuniões” e serem seguidas por todos os fiéis “as indicações diocesanas referentes a outros sacramentos e atos de culto”.
Da Quaresma de 2020 fica-nos na memória uma Praça de S. Pedro vazia e o rosto sofredor do Papa, com o Santíssimo Sacramento nas suas mãos, na bênção urbi et orbi em Oração pela Humanidade. E na nossa Páscoa diocesana foi intensa a bênção à diocese que deu o bispo do Porto, D. Manuel Linda, em pleno tabuleiro superior da ponte Luís I. A tudo isto assistimos a partir de casa, em recolhimento pessoal e familiar.
#eurezoemcasa, uma proposta de partilha
Foi precisamente a pensar nesta realidade de estarmos em casa obrigatoriamente que logo nas primeiras horas do início do estado de emergência, o jornal Voz Portucalense lançou uma proposta de partilha de informação através de fotos e vídeos. Para ajudar as pessoas e suas famílias recolhidas em casa, devido ao perigo de contágio do coronavírus.
Fomos recebendo imagens e vídeos que temos vindo a publicar no site VP e na edição semanal do jornal. Tem sido uma oportunidade para mostrarmos que Cristo vive em nós e na nossa casa. Ele é a nossa alegria e esperança.
No Dia da Mãe, uma oração em casa
No Domingo, 3 de maio, Dia da Mãe, muito filhos não poderão visitar as suas mães. Não será possível dar-lhes o beijo e o abraço que queriam. Fazer os gestos que concentram em si os sentimentos de uma vida e as certezas de um amor profundo porque nascido no ventre materno.
Confinados em casa, é este um bom momento para rezarmos com aqueles que connosco estão, a família do estado de emergência. Com eles podemos fazer a singela oração que o jornal Voz Portucalense propõe. Uma oração para começar com Jesus Cristo o período pós-estado de emergência, rezando com Maria, Sua Mãe. Dando graças a Deus pelas nossas queridas mães. Rezemos também pelos doentes e pelos profissionais de saúde neste tempo de pandemia.
RS
Oração para o Dia da Mãe
Querida Mãe, Maria
Tu que movida pelo Espírito
disseste sim ao Verbo da Vida
Ajuda-me a aceitar este tempo de sofrimento
Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe
Pede ao teu Filho por mim
Pede ao teu Filho por todas as mães
Para que Ele, pelas minhas mãos
Dê coragem a quem sofre
Dê força a quem cura
Anime os que estão tristes
Alimente os que têm fome
Com Jesus Ressuscitado
Quero estar contigo a meu lado
Como quando abraço a minha querida mãe
Caminhando na Fé, na Esperança e na Caridade
Ámen
Avé Maria, cheia de graça…
(oração proposta pelo jornal Voz Portucalense)
PDF para download: oracao_dia_da_mae