Covid-19: mais comunicação em tempo de pandemia

Foto: João Lopes Cardoso

A crise que vivemos reduziu profundamente os contactos presenciais. O distanciamento social veio para ficar. A comunicação nunca foi tão importante. Destacamos algumas ações especiais da comunicação da diocese do Porto neste momento histórico.

A pandemia do coronavírus obrigou ao confinamento das pessoas nas suas casas a partir de meados do mês de março. Em Portugal, continua em vigor o estado de emergência e a obrigatoriedade de estar em casa.

Na emergência uma ideia: #eurezoemcasa

As famílias trabalham, estudam e vivem em casa. As igrejas não têm celebrações comunitárias. A assembleia dos fiéis não se pode reunir. A Eucaristia é vivida em casa onde se faz comunhão espiritual. Este é o tempo da igreja doméstica.

Logo nas primeiras horas desta pandemia, o jornal Voz Portucalense lançou a campanha #eurezoemcasa procurando ajudar quem está em casa. Uma ideia para dar sentido à comunicação e ser fermento de esperança. Através da partilha de vídeos e fotos, valorizando o esforço das famílias que vivem em casa a fé em Jesus Cristo neste momento especial da história.

Oração no Seminário em transmissões diárias no facebook

Uns dos primeiros a aderir ao espírito da campanha #eurezoemcasa foram os alunos, o reitor e a equipa formadora do Seminário Maior do Porto: Decidiram partilhar a vida orante. Prepararam-se condições para que se iniciassem transmissões vídeo diárias através da página de facebook da diocese do Porto.

O Reitor, D. Vitorino Soares, bispo auxiliar do Porto, publicou uma vídeo mensagem na qual sublinhou a sua proximidade com as comunidades das dioceses que têm alunos naquela instituição: Coimbra, Porto e Vila Real. “Estamos unidos na oração” – afirmou.

Consagração a Nossa Senhora no youtube da diocese e site VP

O bispo do Porto, D. Manuel Linda, e seus bispos auxiliares, D. Pio Alves, D. Armando Domingues e D. Vitorino Soares, na manhã de dia 22 de março, promoveram uma oração de consagração da diocese à Bem-Aventurada Virgem Maria. Uma oração transmitida através do canal youtube da diocese do Porto e no site VP.

Nessa oração foi apontada a vontade de “cuidar uns dos outros” numa situação de “calamidade” provocada pelo novo coronavírus na qual muitos estão a passar “mesmo muito mal”. D. Manuel Linda e seus bispos auxiliares pediram a proteção da Virgem Maria para os profissionais de saúde, as forças de segurança, os funcionários dos Centros Paroquiais e os cientistas e investigadores.

Tríduo Pascal com transmissões em direto

Foi uma Páscoa absolutamente inédita aquela que viveram os cristãos. Na diocese do Porto as celebrações do Tríduo Pascal do bispo do Porto, acompanhado pelos seus bispos auxiliares, tiveram lugar na Igreja de S. Lourenço (dos Grilos) e foram transmitidas em direto no facebook da diocese e site VP. Foi mesmo instalado um mini-estúdio de TV para as transmissões.

De destacar, as palavras do bispo do Porto em tempo pascal, afirmando que “somos irmãos do Senhor da Vida” e também a especial mensagem de D. Manuel Linda aos doentes de Covid-19, em dia da Paixão do Senhor, declarando que “o Senhor faz suas as vossas aflições”.

Bênção pascal na Ponte Luís I

Com ampla cobertura da comunicação social, o bispo do Porto, na manhã de Páscoa deu uma bênção à diocese. Foi na ponte Luís I, num gesto de proximidade com toda a diocese.

“Dirijo-me de uma forma especial aos velhinhos que vivem aterrados neste momento com a situação de um possível contágio” – disse o bispo do Porto assinalando que este gesto foi precisamente para dizer às pessoas que, não obstante a pandemia que obrigou a fechar as igrejas, há quem “continue a rezar”.

RS