Paixão do Senhor. Bispo do Porto aos doentes de Covid-19: o Senhor faz suas as vossas aflições

D. Manuel Linda lembrou com palavras de conforto as pessoas atingidas pelo coronavírus e seus familiares. Reconhecimento especial para os profissionais da saúde, as forças de segurança e socorro e para os trabalhadores dos lares

Na homilia da Celebração da Paixão do Senhor, D. Manuel Linda, recordou como descobrimos no Evangelho de S. João “a liberdade com que Jesus aceita este abaixamento à condição humana”.

Segundo o bispo do Porto só “descendo aos limites mais baixos do humano é que o Senhor pode elevar a pessoa sem nada deixar de fora. Não eleva somente a parte visível da árvore, mas as próprias raízes para que possa ser “árvore da vida” (Gn 2, 9), como já tinha sido prometido no princípio da humanidade. Desta forma, aquele caminho do Calvário que parecia trágico e sem saída, mudou a vida e a história do homem e abriu passagem para uma tal novidade de salvação que só pode ser descrita como “novos céus e nova terra” (Ap 21, 1).”

D. Manuel Linda dirigiu palavras de conforto aos “atingidos pelo coronavírus e familiares” dizendo-lhes que “mesmo que O não vejais, o Senhor está em vós e connosco e faz suas as vossas aflições”. Lembrou também as famílias que sofrem “dificuldades económicas” e todos os que estão, obrigatoriamente, em casa, assegurando-lhes que o Senhor também entrou nas suas casas e “transformará” o sofrimento.

Particular palavra de reconhecimento do bispo do Porto para os profissionais da saúde, as forças de segurança e socorro e para os trabalhadores dos lares.

“Não é com doentes anónimos que lidais, mas é verdadeiramente à pessoa de Jesus Cristo que curais as feridas e elevais o ânimo” – disse o bispo do Porto no final da sua homilia.

RS