Numa iniciativa dos jovens animadores do CREU-IL, Centro de Reflexão e Encontro Universitário Inácio de Loyola, no Porto, a Via Sacra digital é uma proposta inovadora para viver os últimos momentos da vida terrena de Jesus em tempo de pandemia.
Em plena crise do novo coronavírus, um grupo de jovens animadores do CREU decidiu propor a vivência das últimas e dolorosas horas da vida terrena de Jesus num formato digital. Através de um percurso meditativo, com a ajuda de música, narração áudio e de algumas imagens e vídeos, esta Via Sacra digital procura dar luz à nossa vida quotidiana. E “a Luz é obviamente Jesus” – pode-se ler no texto de introdução desta Via Sacra.
“Nestes tempos mais desafiantes e por vezes difíceis que vivemos, seja longe ou mergulhados nas nossas famílias e amigos, Jesus esteve, está e estará sempre a nosso lado, presente nas nossas orações e no nosso dia a dia” – referem os jovens do CREU que propõem esta Via Sacra digital como uma oração: “Rezemos para que a cruz de Cristo seja mais que um instrumento de morte, um sinal de Vida” – afirmam.
Para viver em casa este momento importante da Via Sacra, os jovens animadores jesuítas, sugerem algumas atitudes, como por exemplo, a escolha de um “lugar” da casa onde se esteja “bem e em silêncio” e a companhia de um bloco de notas e de uma caneta para escrever eventuais inquietações. Propõem também que esta Via Sacra possa ser vivida em família.
A Via Sacra digital está disponível no site do CREU ou clicando aqui: via sacra
RS