Covid-19: bispo do Porto apela à união, solidariedade e oração

Foto: João Lopes Cardoso

D. Manuel Linda difundiu uma nota sobre “a Diocese do Porto e a luta contra o Covid-19” apresentando as várias iniciativas já desenvolvidas. O bispo do Porto sublinha o trabalho exemplar dos agentes de pastoral neste período de crise através de “contactos personalizados” e o uso “das plataformas da comunicação” e as “redes sociais” “animando e convocando para a oração”.

Na “batalha do coronavírus” o bispo do Porto apela a três atitudes: união, solidariedade e oração. Em comunicado informa que a diocese do Porto “estabeleceu normas restritas e cancelou celebrações muito antes de as autoridades sanitárias terem dado orientações nesse sentido”. Refere que neste momento da crise a diocese encontra-se “focada no socorro aos infetados, na prevenção e na ajuda aos profissionais que se encontram no terreno”.

D. Manuel Linda destaca ter disponibilizado “o Pavilhão nº 4 (Casa da Juventude) do Seminário do Bom Pastor, em Ermesinde” à “Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos”, não tendo sido, contudo, necessário. Entretanto, “a pedido do Presidente da Câmara de Valongo, essas instalações estão adstritas a pessoas desse Concelho que, eventualmente, venham a precisar de isolamento. São setenta e cinco camas, bem como diversos espaços de apoio” – escreve o bispo do Porto.

A “Casa de São Paulo” em Cortegaça foi igualmente oferecida à Administração Regional de Saúde. Não tendo sido, entretanto, necessária foi oferecida “ao Presidente da Câmara de Ovar, que muito agradeceu. “Se as circunstâncias o exigirem, também será usada ou para isolar pessoas ou como estrutura para-hospitalar. Dispõe de cinquenta e três camas e de variadíssimas estruturas de apoio” – lê-se no comunicado.

D. Manuel Linda assinala ainda que “a pedido da Segurança Social, neste momento, está a ser feito o levantamento de estruturas paroquiais (centros pastorais, residências não habitadas, salões, etc.) que possam, eventualmente, vir a ser usadas por utentes não contaminados que tenham de ser retirados de lares da terceira idade”.

No âmbito da ação contra o coronavírus, o bispo do Porto, “em conjunto com a Irmandade dos Clérigos” tentou “oferecer seis ventiladores a outros tantos hospitais de referência na área da Diocese: P. Américo (Penafiel), São João (Porto), Santo António (Porto), Pedro Hispano (Matosinhos), Santos Silva (Gaia) e São Sebastião (Santa Maria da Feira). Porém, não se conseguem adquirir por indisponibilidade do mercado” – refere a nota. Neste particular, está a ser preparada uma campanha que contará “com o contributo de toda a Diocese”.

No final do comunicado, o bispo do Porto recorda que “o específico de uma instituição como a Diocese são as relações humanas e a oração”. O bispo do Porto sublinha o trabalho exemplar dos agentes de pastoral neste período de crise através de “contactos personalizados” e o uso “das plataformas da comunicação” e as “redes sociais” “animando e convocando para a oração”.

RS