#eurezoemcasa: oração no coração da Diocese (c/vídeo)

“Estamos unidos na oração” – D. Vitorino Soares, bispo auxiliar do Porto e reitor do Seminário Maior sublinha proximidade com as comunidades das dioceses que têm alunos naquela instituição: Coimbra, Porto e Vila Real

Nesta quarta-feira, 18 de março, dia em que foi declarado em Portugal o estado de emergência devido à pandemia do novo coronavírus, o reitor do Seminário Maior do Porto incluiu-se na campanha #eurezoemcasa e gravou uma mensagem de esperança e de partilha neste momento de grande dificuldade para o país.

D. Vitorino Soares, a partir da Capela do Seminário, declarou em vídeo-mensagem a sua proximidade às comunidades das várias dioceses que têm alunos no Seminário Maior do Porto: Coimbra, Porto e Vila Real. “A Diocese do Porto naquilo que são as duas 477 paróquias, a Diocese de Vila Real nas suas 264 paróquias e a Diocese de Coimbra nas suas 268 paróquias” – lembrou o bispo auxiliar do Porto e reitor do Seminário.

Numa mensagem plena de simbolismo e de sensibilidade, D. Vitorino Soares afirmou a sua intenção de querer fazer do Seminário Maior do Porto “o coração” que vai “bombear a oração para todas” as comunidades:

“Queremos ser o coração de onde vamos bombear a oração para todas estas comunidades, mas particularmente para as famílias: os pais, as mães, os filhos, as crianças, os avós, os netos. Queremos estar em comunhão com todos. E queremos trazer aqui a este altar aquilo que são, tantas vezes, o pão e o vinho das angústias, das incertezas, das inseguranças, das apreensões, para que a graça de Jesus Cristo as transforme, de facto, no Corpo e Sangue da vida, do entusiasmo, do ânimo, da coragem, da serenidade” – declarou o bispo auxiliar do Porto.

O reitor do Seminário Maior do Porto revelou na sua mensagem querer fazer proximidade através da partilha da oração diária. “Queremos estar próximos uns dos outros” – afirmou.

“Nesta oração diária, não só da Eucaristia, mas também da oração da manhã, as laudes, a oração da tarde, as vésperas, e a oração da noite, as completas, queremos estar próximos uns dos outros. Estais no nosso pensamento e estais sobretudo no nosso coração. É aí que estamos próximos. É aí que formamos uma verdadeira comunidade. É aí que estamos ao mesmo nível, no mesmo patamar. Somos todos iguais independentemente da situação que cada um de nós vive” – salientou D. Vitorino Soares.

“Não estamos sós. Estamos unidos na oração. E que ela mantenha sempre viva a chama da esperança no coração de todos” – declarou o reitor do Seminário Maior do Porto.

Esta iniciativa já teve ontem o seu primeiro momento de transmissão em direto na partilha da oração de vésperas na Solenidade de S. José. Uma transmissão através da página de facebook da diocese do Porto que continuará nas próximas semanas:

07.30h: Laudes

21.40h: Completas

#eurezoemcasa

RS