
No final da tarde desta terça-feira, 10 de março, o bispo do Porto, D. Manuel Linda, fez publicar uma nota na qual autoriza a “suspensão” por “tempo indeterminado” das “celebrações e outras atividades paroquiais comunitárias” na Vigararia de Felgueiras. Uma decisão tomada a pedido do clero de Felgueiras e “em linha com o recomendado pelas autoridades para a não difusão do coronavírus” – sublinha o bispo do Porto.
Voz Portucalense publica aqui a nota episcopal na íntegra:
O Clero da Vigararia de Felgueiras reuniu hoje, dia 10 de março, e solicitou-me a suspensão das celebrações e outras atividades paroquiais comunitárias, em linha com o recomendado pelas autoridades para a não difusão do coronavírus.
Atendendo às razões invocadas, para bem do povo de Deus da Vigararia de Felgueiras, concedo autorização para a suspensão de todas as atividades comunitárias (litúrgicas, devocionais, catequético-formativas, etc.), com exceção de sacramentos muito urgentes e de funerais. Nestes casos, participarão o menor número de pessoas, de acordo com o espírito e a letra da minha Nota de 9 de março corrente.
Esta autorização concede-se por tempo indeterminado, de acordo com a evolução da situação e em sintonia com as orientações que venham a ser emanadas pelas autoridades civis.
Porto, 10 de março de 2020
+ Manuel, Bispo do Porto