No passado domingo, 1 de março, D. Manuel Linda presidiu à Eucaristia das 11h na Igreja Matriz de São Lourenço de Ermesinde. Foi uma visita não programada: o Bispo do Porto tinha a agenda livre nessa manhã e telefonou ao pároco, na quinta-feira anterior, disponibilizando-se para celebrar com a comunidade paroquial. Este gesto de disponibilidade foi acolhido com alegria e aceite com uma simplicidade cativante. Não houve toque a reunir nem preparações extraordinárias, como é da praxe por ocasião das visitas pastorais.
O Bispo presidiu a uma Missa dominical «habitual». As aspas justificam-se porque se tratava do 1º domingo da Quaresma e estava prevista a admissão de uma catecúmena adulta. E não havia muita largueza de tempo porque, a seguir, teria lugar uma celebração de Batismos de crianças… O Bispo integrou-se no plano previsto de forma harmoniosa.
Acolhida a catecúmena, como se prevê no Ritual da Iniciação cristã dos adultos, D. Manuel Linda aproveitou para, na homilia, sublinhar a tónica batismal da Quaresma. Comentando as leituras da Liturgia do dia, sublinhou que o 1º domingo da Quaresma é o dia de fazer e refazer a opção fundamental por Cristo.
O pároco, numa saudação e agradecimento final, sublinhou a importância do acontecimento: D. Manuel Linda já tem presidido a importantes celebrações em Ermesinde, tanto na Igreja do Sagrado Coração de Jesus das Irmãs do Bom Pastor, como no Santuário Diocesano de Santa Rita; mas ainda não tinha estado na igreja-mãe da comunidade paroquial. Todos os paroquianos desejam que isso aconteça mais vezes.
(inf: paróquia de Ermesinde)