Foi no passado dia 11 de fevereiro, dia de Nossa Sra. de Lurdes e dia Mundial do Doente, que se iniciou a visita pastoral de D. Pio Alves à paróquia de Rebordões (S. Tiago) da vigararia de Santo Tirso. Nessa tarde, acompanhado pelo pároco Manuel Torres, visitou a ASSTIR, uma associação de Solidariedade Social com Lar de Idosos, Creche, Centro de Dia e Apoio Domiciliário. Durante esta visita foi celebrada a Unção dos doentes residentes. A propósito deste dia, visitou ainda 6 idosos e doentes nas suas residências, transmitindo-lhes uma mensagem de ânimo e esperança. Ao final da tarde, D. Pio Alves teve ainda oportunidade de se encontrar na Junta de Freguesia com os autarcas locais, ficando a conhecer melhor a realidade da comunidade.
A tarde de sexta feira, dia 14 de fevereiro, começou com uma visita à escola básica de Aldeia Nova, onde foi recebida com grande alegria por toda a comunidade escolar, particularmente pelas crianças. De seguida, D. Pio Alves foi recebido na empresa L.M.A, S.A., uma indústria de malhas reconhecida tanto a nível nacional como internacional, com sede nesta freguesia tradicionalmente ligada à indústria têxtil. Foi um momento de partilha e reflexão sobre o mundo do trabalho e da sua ligação à qualidade de vida dos trabalhadores e empresários.
No sábado, dia 15, D. Pio Alves começou a tarde num encontro com os crismandos, salientando a importância do Sacramento da Confirmação que se prepararam para receber. Dirigiu-se depois à sede atual dos escuteiros do Agrupamento 399 e da FNA, onde foi acolhido por cada uma das secções. Ouviu as suas expectativas e projectos e teve ainda oportunidade de visitar a obra da nova sede, em fase de conclusão. Visitou de seguida as salas de catequese, sempre atento à realidade de cada grupo, valorizando o empenho de todos. Desfrutou depois de um lanche convívio entre os crismandos, escuteiros, crianças e jovens da catequese, mostrando a todos a sua simpatia e disponibilidade para ouvir e aconselhar. Seguiu-se a reunião com catequistas, crianças e jovens da catequese. D. Pio Alves salientou o trabalho e dedicação dos catequistas, que valoriza e reconhece.
Mostrou-se sempre disponível para satisfazer a curiosidade, especialmente dos mais novos, respondendo às perguntas que lhe colocaram. Cativou as crianças com a sua alegria e todos retribuíram com cânticos e muita alegria. Todos participaram de seguida na missa vespertina juntamente com a comunidade e o dia terminou com um jantar com os crismandos.
O último dia da visita, domingo, dia 16, ficou fortemente marcado pela Eucaristia, em que 27 jovens receberam o Sacramento da Confirmação. D. Pio Alves deixou uma mensagem de alento e responsabilidade aos jovens para este novo caminho, agora mais fortalecidos na fé, dizendo-lhes: “Tu é que decides!”.
Relembrou na homilia a dedicação do Reverendíssimo Padre Celestino Félix, até agosto do ano passado, e a conduta dedicada e disponibilidade para o serviço que demonstrou o novo pároco, Reverendíssimo Padre Manuel Torres, ao aceitar uma nova paróquia para além das duas que já servia. A visita pastoral terminou com um almoço com alguns elementos do Conselho Paroquial de Pastoral.
Como agradecimento, foi-lhe oferecido um cálice, em barro, criado para esta ocasião por um artesão da paróquia (Delfim). Na base desse cálice estão representados quatro santos ligados à vida de D. Pio Alves: Santa Eulália, padroeira de Lanheses (Viana do Castelo), terra onde nasceu; S. Tiago, padroeiro da terra que visita; S. Gonçalo, seu homónimo (Pio Gonçalo Alves); e Nossa Senhora da Assunção, assinalando o dia em que foi ordenado sacerdote: 15 de agosto de 1968.
Foram dias memoráveis em que a comunidade paroquial de S. Tiago de Rebordões ficou ainda mais fortalecida na sua fé e ligada à sua diocese, na pessoa do D. Pio Alves.
(inf.: Célia Nunes)