Escutar Deus na Voz dos Jovens: edição do Grande Porto juntou centenas de jovens

Fotos: Rui Saraiva

Bispo do Porto dialogou com os jovens. No encontro na Casa Diocesana de Vilar foi lançado o novo disco da Banda Missio com o título “Sai do sofá”

texto e fotos Rui Saraiva

O auditório da Casa Diocesana de Vilar foi o cenário para um grande encontro que reuniu jovens da zona pastoral do Grande Porto no sábado dia 29 de fevereiro. D. Manuel Linda, bispo do Porto, esteve presente e contactou diretamente com os jovens num diálogo sem filtros.

Testemunhos e diálogo

A sessão começou com vários testemunhos de jovens que assumiram a sua fé, mas também as suas dúvidas e inquietações. No espaço de diálogo com o bispo do Porto foram abordados temas como a música na liturgia, a eutanásia, as vocações e o papel dos jovens na Igreja.

D. Manuel Linda sublinhou que a celebração eucarística deve ser vista como um momento de encontro entre pessoas que constituem uma assembleia diversificada. Algo que requer uma grande sensibilidade no clima que se vive numa Eucaristia e na sua preparação. Salientou a importância da música na liturgia e do esforço na escolha dos cânticos.

A propósito do tema da eutanásia o bispo do Porto reafirmou o direito à vida salientando dois aspetos: primeiro disse que todas as vidas merecem respeito e, em segundo lugar, denunciou a rampa deslizante de facilitismo em que entram os países que admitem a eutanásia. Deu o exemplo dos países do Benelux: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

Num diálogo muito animado, o bispo do Porto teve ainda tempo para denunciar as perseguições sofridas pelos cristãos em todo o mundo e, em particular, aquilo que chamou de “ironia” que procura retirar direitos aos cristãos. Sobre os jovens, D. Manuel Linda, afirmou ser muito importante ouvir a contestação dos jovens, valorizando o seu testemunho.

Abordando o tema das vocações ao sacerdócio o bispo do Porto assinalou a importância do trabalho vocacional e declarou que vê “mais vantagens do que inconvenientes” na manutenção do celibato obrigatório.

“Sai do sofá”, um disco que segue o apelo do Papa

Nesta edição do Grande Porto da iniciativa “Escutar Deus na Voz dos Jovens”, foi lançado o novo disco da Banda Missio com o título “Sai do sofá”. Tomando inspiração no desafio do Papa Francisco feito em 2016 na JMJ de Cracóvia na Polónia, o novo disco da Banda Missio procura responder com dez temas em ritmo pop/rock, fazendo da música um instrumento de evangelização. Para animar os jovens e os adultos.

Nascida em 2009 do impulso do padre Leonel Claro, Missionário Comboniano, atualmente a viver no Chade, em África, a Banda Missio vai já no seu terceiro trabalho de originais. Eles são a Ana, o Ricardo, o Paulo, o Pedro, o Alexandre e o Tiago. Em entrevista partilharam o essencial deste novo trabalho.

A Ana Batista é a vocalista do grupo e revela que “Sai do Sofá” foi uma canção composta para o evento “Missão Jovem” seguindo a proposta do Papa Francisco.

Sair do sofá através da música – lembra Pedro Resende, guitarrista e também vocalista da Banda Missio – assumindo que estas canções agora publicadas em álbum podem ser um estímulo para ajudar a gerar atitudes de evangelização.

“O nosso principal objetivo é convidar as pessoas a saírem da sua zona de conforto e a assumirem o seu papel de cristãos” – quem o diz é Ricardo Pinto, guitarrista deste grupo.

Alexandre Ribeiro, marca o ritmo da Banda Missio como baterista e considera que é difícil sair do sofá, pois é difícil sair da zona de conforto para “ir ao rumo do desconhecido”.

O Papa inspira o novo álbum deste grupo musical e Paulo Dias recorda que, as palavras de Francisco, levam a “assumir a fé”, algo que “não é confortável”. O teclista da Banda Missio sublinha que sair do sofá não é só ser cristão praticante, mas ser ativo na vivência da fé, não tendo medo de o assumir.

As letras das canções da Banda Missio nascem, quase sempre, da inspiração do baixista e também vocalista, Tiago Ferreira. Ele lembra que também para Cristo “não foi fácil sair do sofá”. E sublinha a importância da dúvida para permitir “ter mais certezas de que realmente somos cristãos”.

No final do encontro, o padre Jorge Nunes, diretor da Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude agradeceu a todos os que contribuíram para as várias edições do “Escutar Deus na Voz dos Jovens”. Em particular, agradeceu a presença e o contributo do bispo do Porto para esta edição na Casa Diocesana de Vilar.